Sistemas Operacionais

02/08/2011 17h00 - Atualizado em 02/08/2011 17h03

Novo Trojan para Android grava áudio das chamadas

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog
Trojan para Android (Foto: Reprodução)Trojan para Android (Foto: Reprodução)

Já vimos no passado que cada vez mais pessoas maliciosas tentam infiltrar o Android Market com aplicativos que de alguma forma prejudicam os usuários de Android. Em geral, os malwares tentam roubar alguma informação que pode ser revendida, como número de telefone ou e-mail. Mas Dinesh Venkatesan pesquisador de segurança do blog Security Advisor descobriu um novo malware que vai além de apenas registrar informações sigilosas e enviá-las para a rede.

O que esse malware faz é um pouco mais malicioso do que isso. Segundo Vankatesan, ao ser instalado ele passa a ser ativado sempre que uma nova ligação é recebida ou feita e grava o áudio dos dois lados da conversa. Esse áudio é armazenado em um arquivo .amr dentro do próprio cartão microSD do Android e o malware também vem com um componente que envia o arquivo pela rede para um servidor.

Como uma grande parte dos aplicativos malware para Android, ele também tenta se passar por um programa legítimo mas ao ser instalado pede permissão de gravação de chamadas, o que para uma parcela de usuários do Android deveria soar bastante suspeito.

Venkatesan não revela como conseguiu acesso ao aplicativo ou se ele está disponível no Android Market agora, só diz que recebeu o programa de uma fonte e o testou dentro de um ambiente controlado para não ter perigo.

Via: CA Tecnologies

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Oliveira
    2011-08-02T18:46:28

    O app OPERADORA DDD requer estas permissões.