Fabricantes

08/08/2011 19h19 - Atualizado em 08/08/2011 19h21

Panasonic, Samsung e Sony juntam-se por um óculos 3D universal

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

Atualmente, os consumidores estão sofrendo muito com a falta de compatibilidade entre televisores e óculos 3D de fabricantes diferentes. Por causa disso, a Panasonic, Samsung, Sony e a XPAND 3D anunciaram que vão trabalhar em conjunto para criar um modelo universal de óculos 3D.

Óculos 3D da Sony (Foto: Divulgação)Óculos 3D da Sony (Foto: Divulgação)

Chamado de Full HD 3D Glasses Initiative, esse projeto tem como objetivo tornar todos os óculos 3D compatíveis com aparelhos de fabricantes diferentes. A ideia é que os óculos funcionem com as televisões 3D que ainda serão lançadas e com as que foram lançadas em 2011.

Um protocolo único será criado e usado pelas quatro empresas, mas a criação do óculos 3D universal vai ficar por conta da XPAND. Ela é uma empresa muito experiente no mercado e já possui vários modelos que são compatíveis com inúmeras televisões de marcas diferentes.

Esse novo protocolo deve permitir que as imagens em 3D possam ser vistas por cada olho com uma resolução de 1080p. Eles virão com a tecnologia Bluetooth embutida, porque as empresas querem que o usuário possa se movimentar com mais liberdade enquanto assiste a televisão com o óculos. No entanto, alguns especialistas afirmam que a inclusão do Bluetooth no dispositivo exige baterias maiores, o que fará com que os óculos 3D fiquem mais pesado do que os atuais. A aposta, no entanto, é de que os novos modelos sejam mais confortáveis para o usuário.

As quatro empresas planejam apresentar um protocolo padrão até setembro desse ano. A expectativa é que os óculos estejam disponíveis para venda em 2012.

Via Slash Gear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Ferreira
    2011-08-09T13:37:09

    Muito bom isso, acho que essa iniciativa dessas grandes empresas só trarão mais benefícios para nós os pobres consumidores. Acabei de comprar a minha TV 46" 3D da Samsung e fiquei feliz por essa notícia, ainda mais que irão desenvolver esse protocolo para que o óculos possam ser visto em fullhd em cada olho. Muito bom.