Produtividade

04/08/2011 19h44 - Atualizado em 04/08/2011 19h45

Plugin falso do Flash no Mac instala trojan e deixa usuários expostos

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

Recentemente, foi criado um trojan para Mac OS capaz de infectar facilmente usuários desavisados. O instalador se chama FlashPlayer.pkg e vem com a imagem do Adobe Flash, dando a ideia de que o usuário está instalando o plugin original do Flash.

Flaso FlashPlayer (Foto: Reprodução)Flaso FlashPlayer (Foto: Reprodução)

O trojan altera o arquivo host do OS X fazendo com que qualquer busca no Google seja redirecionada para um servidor na Holanda, responsável por modificar todos os resultados e gerar janelas pop-up. Até o momento, os pop-up estão em branco. Alguns acreditam que ele esteja assim porque o servidor está sobrecarregado, já outros acham que o desenvolvedor do trojan esteja esperando uma proposta de publicidade nesses pop-ups.

Os computadores da Apple ficaram conhecidos por serem muito resistentes contra qualquer tipo de malware e infecções de vírus: nem mesmo de antivírus ou antispyware eles precisavam. Comparado aos computadores que rodam Windows, o Mac OS sempre apresentou um número menor de relatos de infecção. O problema é que, quando ocorre uma infecção em massa no Mac, as notícias se espalham com mais velocidade justamente por causa da sua fama de sistema operacional seguro.

Casos como o do Mac Defender – um malware que dizia que iria proteger o seu Mac enquanto na realidade não se passava de um trojan – demonstram que a luta da Apple contra vírus e trojans está cada vez mais difícil. Isso acontece porque o Mac OS X está ficando mais popular e, por isso, atrai a atenção de criadores de malware.

Para ter certeza que a você está instalando a verdadeira versão do Flash Player, baixe diretamente do site da Adobe.

Via Thinq
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares