Robótica

11/08/2011 19h35 - Atualizado em 06/10/2011 18h36

PR2 SE, o robô para pesquisas da Willow Garage

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A Willow Garage, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para a área de robótica, acaba de anunciar o lançamento do robô SE PR2. O novo modelo é uma versão modificada do PR2 original, e promete ajudar cientistas e engenheiros em diversos tipos de pesquisas e projetos.

SE-PR2 (Foto: Divulgação)SE-PR2 (Foto: Divulgação)

O robô se destaca por contar originalmente com apenas um braço para exercer suas atividades. Caso o usuário necessite de um robô de dois braços, o projeto do SE PR2 permite que você conecte o segundo membro sem maiores dificuldades. Outra grande vantagem do SE PR2 é que o modelo se destaca por ser “mais barato” que os demais robôs destinados para a área de pesquisa. Ele deve ser vendido pelo preço inicial de “apenas” US$ 285 mil, com um desconto adicional de 30%, caso o comprador comprovar que tem um histórico em contribuições para a comunidade open source.

Para a maioria dos mortais, esse é um preço exorbitante. Mas, se levarmos em conta que o robô foi feito para atender às áreas de pesquisa e desenvolvimento humano, o seu preço é considerado bem acessível para instituições e centros de pesquisa, que normalmente dependem de doações ou recursos limitados de universidades e organizações governamentais para manter suas atividades.

A Willow Garage promete ampliar em breve a produção dos robôs SE PR2, e informa que pacote de sensores atualizados do novo robô está sendo finalizado.

Via UberGizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares