Celular

03/08/2011 08h10 - Atualizado em 03/08/2011 08h10

Realidade Aumentada agora reconhece objetos reais e cria novas interações

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

A Layar lançará em breve mais um app envolvendo realidade aumentada para telefones móveis. Responsável por uma já bastante utilizada plataforma de RA em smartphones, o novo produto da empresa terá como conceito o reconhecimento de objetos reais, como pôsteres, páginas de revistas e quaisquer outras marcações visuais, como a própria marca da empresa.

  •  
Layar Vision (Foto: Divulgação)Layar Vision (Foto: Divulgação)

A ideia da Layar é promover as marcas aos consumidores, oferecendo uma maior interação por meio da realidade aumentada, que já é bastante presente no exterior.

Para funcionar, os interessados enviam arquivos de imagens do objeto em questão aos servidores da Layar, que farão uma identificação do objeto pela câmera dos smartphones, possibilitando a inclusão de áudio, vídeo ou efeitos em 3D interativos.

O objetivo é acrescentar um tempero à propaganda ou demais mídias enviadas, além de, como pode ser visto no vídeo abaixo, torná-las muito mais divertidas.


Até o momento, a Layar informa que o Vision ainda opera com certas limitações, como a não-identificação de arquivos dispostos em superfícies não planas e muito texturizadas, sendo mais eficiente ao interagir com pôsteres, folhas de revistas, quadros, capas de livros e CDs. Essa limitação, contudo, deve ser rapidamente superada e otimizada em versões superiores do programa, o que é interessante não somente à Layar, mas também às inúmeras marcas inclinadas a este modelo de propaganda.

Disponibilidade e Competição

Apesar de bastante presente no desenvolvimento de realidade aumentada para telefones, inclusive com a versão Layar Player, para Android e iPhone, o Layar Vision, como app, deverá estar disponível em algumas semanas, sem data precisa. Quando lançado, ele chegará também sob a nova Layar Plataform; e na edição Q4 do Player para Android e iOS.

Apostando em seu produto, a empresa realizará um concurso - o Layar Creation Challenge - que premiará os desenvolvedores que criarem os layers mais interessantes e úteis, dando aos dez primeiros colocados prêmios entre US$2.500 e US$15.000. Se você tiver interesse por esse embate, pode se cadastrar e saber mais a respeito no site do desenvolvedor.

Via ReadWriteWeb.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares