Celular

03/08/2011 11h36 - Atualizado em 03/08/2011 11h36

Smartphone já é realidade para um terço dos internautas brasileiros

Luciana Vieira
por
Para o TechTudo

O estudo Consumidor Móvel 2011 elaborado pela W/McCann e o Grupo.Mobi revelou que os smartphones já são um dos dispositivos móveis mais utilizados no Brasil. As empresas se basearam na pesquisa feita pelo Instituto Ipsos Mediact, realizada em fevereiro deste ano com 1.000 homens e mulheres entre 14 e 59 anos.

19% da classe C já usa smartphone, e outros 40% pretendem comprar um em menos de 6 meses (Foto: Csaila/Flickr)19% da classe C já usa smartphone, e outros 40% pretendem comprar um em menos de 6 meses (Foto: Csaila/Flickr)

A pesquisa mostra que os smartphones estão se tornando preferência sobre os celulares convencionais. Dos entrevistados que têm celular há mais de dois anos, cerca de 30% possuem um aparelho convencional, enquanto 12% têm um smartphone. Em contrapartida, a situação se inverte para quem comprou um aparelho móvel há menos de três meses: cerca de 12% têm um aparelho convencional, e cerca de 25% têm um smartphone. “A base está mudando”, desvenda o estudo.

Levando-se em conta que 44,4% dos proprietários de celulares convencionais pensam em trocar o aparelho em seis meses ou menos, pode-se inferir um aumento ainda maior do número de smartphones, que já chegam a cerca de 19 milhões de unidades no país.

O consumidor móvel quer mais conteúdo (Foto: Reprodução)O consumidor móvel quer mais conteúdo (Foto:
Reprodução)

Outro dado importante é que a invasão dos smartphones acontece em todas as classes sociais, e mais de 20% de todas as faixas etárias pesquisadas possuem o aparelho - mostrando que não há barreira de idade.

O que explica esta explosão de consumo são as possibilidades oferecidas pelos dispositivos, que dão acesso às redes sociais, compras online, games, músicas, vídeos, entre outros conteúdos. Dados da pesquisa mostram que cerca de 50% dos proprietários de smartphones gostariam de mais conteúdo para acessar, o que ilustra perfeitamente esse crescimento.

Outra constatação importante é a penetração do smartphone entre a classe C. Dos entrevistados pertencentes a esta classe, 19% já têm smartphone e 40,5 % pretende trocar de aparelho nos próximos seis meses ou menos. Além disso, 55,3% acessa o Google, 56,4% o Orkut e 50,3% o Facebook. Na classe A, a estatistica de pessoas com o aparelho sobre para 50%, e na classe B, 35%.

Os dados divulgados apresentam uma imensa oportunidade para os fabricantes de aparelhos de telefonia móvel e aqueles que postam conteúdo online. Para aproveitá-la, no entanto, é preciso se adaptar ao novo formato, em conformidade com uma das conclusões do estudo: “O smartphone atingiu a massa”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares