Jogos de esporte

21/08/2011 10h33 - Atualizado em 21/08/2011 10h37

Tiago Leifert diz qual a sua preferência entre FIFA e PES

Diego Borges
por
Para o TechTudo

A polêmica está no ar: qual o game mais realista, FIFA ou PES? Esta polêmica pode render muito, mas é importante não deixar de lado o bom humor para lidar com aquelas opiniões mais radicais. Para ajudar a desvendar esse mistério, o TechTudo foi atrás da opinião de quem entende tudo do assunto, e sabe como ninguém misturar bom humor com inteligência: Tiago Leifert.

Confira como foi o nosso divertido papo:

Tiago Leifert (Foto: Divulgação)Tiago Leifert (Foto: Divulgação)

TechTudo: Sobre PES 2011, o que você destacaria como os pontos positivos do jogo? 

Tiago Leifert: O licenciamento da Libertadores da América e da UEFA Champions League são os pontos altos do jogo.  

TechTudo: E o que você acha que realmente funciona em PES? 

Tiago Leifert: Acho que só os botões. E olhe lá. 

TechTudo: Na sua opinião, o que precisa melhorar no jogo? 

Tiago Leifert: Tudo. A impressão é de um jogo muito arcade, não uma simulação. É difícil de driblar, a bola faz umas curvas estranhar na hora do chute e é um tanto complicado controlar o jogador. 

PES 2012 (Foto: Divulgação)PES 2012 (Foto: Divulgação)

TechTudo: Agora sobre FIFA 11, o que você destacaria como pontos altos do jogo? 

Tiago Leifert: Eu destacaria a jogabilidade, as comemorações e a física aplicada no jogo. 

TechTudo: E os pontos negativos de FIFA 11? 

Tiago Leifert: A inteligência artificial do FIFA 11 é irritante. Jogando no Carrer Mode é visível a quantidade de erros de passe inexplicáveis.

TechTudo: O que funciona no jogo? 

 Tiago Leifert: Os times funcionam. Eles respeitam as características. Por exemplo, o Barcelona valoriza a posse de bola, o Manchester é eficiente, etc. Também se destacam os lançamentos usando o triangulo (no PS3), são divertidos de acertar. 

TechTudo: O que precisa melhorar em FIFA 12?  

Tiago Leifert: a inteligência artificial comete erros grotescos. Ainda é muito, muito difícil de driblar, o computador parece adivinhar seus movimentos.  

Fifa 12 (Foto: Divulgação)FIFA 12 (Foto: Divulgação)

TechTudo: Por que muita gente ainda defende o PES mesmo diante de tanta critica positiva em relação ao FIFA? 

Tiago Leifert: É o habito. O FIFA foi ruim por muito tempo, vai demorar para as pessoas perderem a birra. Fora isso, o PES foi tão pirateado que se tornou item básico na casa de muita gente. 

TechTudo: Qual a sua expectativa em relação ao lançamento das versões 2012 destes jogos? 

Tiago Leifert: Espero que os gringos da EA façam justiça com os jogadores brasileiros. O Neymar, mesmo jogando no Brasil, tem nível de jogador internacional e precisa de estatísticas internacionais. Espero também que eles melhorem a escalação da seleção brasileira... 

Agradecemos ao Tiago Leifert pela participação. Aproveite para seguir o TechTudo e o Tiago no twitter! 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Flávio Sacramento
    2011-08-21T21:24:13

    Fifa é bom , mais o Fifa 11 deixou a desejar o jogador corre para "não chegar" ...na minha opinião o FIFA 09 foi o melhor da série sendo muito mais divertido, os desenvolvedores querem fazer simuladores porém esquecem do primordial a diversão do game.

  • Santiago Pereira
    2011-08-21T21:21:29

    Sempre joguei PES, sempre achei um jogo muito bom, confesso que fiquei curioso com todo mundo elogiando o FIFA 2011, porém quando fui jogar achei bem feinho, o grafico do PES sao muito melhores, o FIFA me lembrou os jogos antigos, a impressão que eu tenho é que quem não sabe jogar o PES 2011 vai para o o FIFA... Como todo jogo o PES erra em alguns sentidos.... mas na minha opiniao é muito melhor....

  • Ivan Nascimento
    2011-08-21T21:00:16

    Boomba Pacth é melhor kkkkkk

  • Rodson Santos
    2011-08-21T20:43:39

    Bom! Opinião é opinião, então vamos respeitar cada um de outrem, porém dizer q o PES é ruim ou mesmo péssimo já é marketing de defensores do FIFA. Mas, a prova maior de quem é melhor, não se resume a uma ou duas pessoas famosas que experimentam os jogos, e sim àos verdadeiros jogadores destes games.Já joguei o FIFA e gostei muito principalmente o 2007, mas nunca deixei de jogar o PES, só por uma coisa, jogabilidade mais real.O FIFA é ótimo sim, porém com suas limitações, mas o PES ainda é um pouco superior à ele neste aspécto. Pessoal a mídia é assim lhe exalta agora e amanhã ela lhe defama.

  • Vinicius Nunes
    2011-08-21T18:57:06

    Bom essa discursão e mto boa. A uns 8 anos atras, quando jogava play 1, achava o antigo winning eleven o melhor jogo de futebol, seu substituto PES veio bombando alguns anos mais tarde. Porem como tudo evolui, ja o PES ficou para atras em seu mundo ARCADE, hj e indiscutível que o FIFA e o que representa melhor no mundo dos games o futebol, em todos os aspectos, para quem entende de futebol e pratica o mesmo vê o FIFA a milhões de anos na frente do PES.

  • Eliandro Silva
    2011-08-21T18:35:43

    Sempre joguei pes a minha vida toda, inclusive ate a chegada do 2011, mas fifa é outro nivel.

  • Fabrício Sousa
    2011-08-21T18:32:41

    Joguei PES desde os tempos do PS1. Quando me falaram do Fifa 2010 que era um jogo que bateria o PES eu relutei em jogar, pois era um "viciado" na série PES. Mas quando joguei a primeira partida de FIFA 2010, mudei meus conceitos em relação a série. Hoje com o FIFA 2011, a diferença pro PES 2011 é muuuito grande em todos os aspectos. FIFA é o melhor jogo pra PS3 de Futebol de todos os Tempos. O PES parou no tempo e não inovou. Já o FIFA está a cada versão dando um Show. Não tenho dúvidas de que o FIFA 2012 será novamente o melhor Jogo de Todos!!! Foi difícil aceitar, mas essa é a realidade!!!

  • Thiago Nogueira
    2011-08-21T18:28:43

    Prefiro o Fifa ultimamente principalmente por ter quase todas as ligas e times do mundo (que importam para o futebol) licenciados. Campeonatos como Champions League e Libertadores se tornam obsoletos quando não se tem o licenciamento dos atletas e times que as disputam. Veremos o PSE12 e FIFA 12 para fazer uma avaliação.

  • Vinicius Mello
    2011-08-21T18:01:29

    Fifa foi o melhor jogo de futebol do mundo, até o surgimento do winning eleven (PES) que reinou absoluto por alguns anos, mas hj acho que o fifa deu a volta por cima e na minha opinião volta a ser o melhor jogo de futebol do mundo.

  • Dezessete Vieira
    2011-08-21T17:23:57

    Meus amigos, PES sempre e sempre será melhor que fifa, até que me provem o contrario. Como um jogo que precisa melhorar em TUDO consegue se manter na liderança, preferencia de Gamers Mundo a fora, por tanto tempo? Se o jogo é tão ruim por que continuamos a comprar? Será que nao entendemos nada de futebol? Toda vez que assisto Jogador de FUTEBOL jogando videio game na TV estão jogando PES, por que não fifa, já que PES é tão ruim? Fica a questão. Que campanha feia contra o PES.

  • Pedro Reis
    2011-08-21T23:08:25

    FIFA 10 a 0 no PES

  • Matheus Oliveira
    2011-08-21T22:54:26

    o pes é muito melhor que o fifa sem comparaçao

  • Rodrigo
    2011-08-21T22:17:14

    concordo com o Tiago, PES é horrivel FIFA é mto melhor mas os dribles realmente precisam ser melhorados

  • Rodolfo Olivastro
    2011-08-21T22:13:39

    FIFA MTU MELHOR....

  • Philipe Silva
    2011-08-21T22:04:46

    Ricardo Fh DEPENDE DE Q FIFA VC JOGO SI FOR O 2009 2010 2011 DE PS2 NM É MUITO BOM MAIS O DE XBOX 360 É DA HORA

  • Philipe Silva
    2011-08-21T22:02:12

    PREFIRO OS DOIS MEU OS DOIS É DA HORA O PRO EVOLUTION SOCCER PELO GRAFICO A VELOCIDADE REAL E O FIFA PELOS DRIBLES E SER MAIS REAL

  • Ricardo Fh
    2011-08-21T21:56:20

    Já joguei o FIFA e não consigo ver essa realidade que vcs dizem. Acho o FIFA mto mais acrade que o PES.

  • Lucas Almeida
    2011-08-21T21:51:44

    Cara, eu jogava PES e tau, mas realmente nessas ultimas 2 versões o Fifa passou por cima completamente, tanto no modo de jogo quanto no multiplayer online... Comentarios construtivos, gostei do papo.

  • Maxswell Melo
    2011-08-21T21:46:31

    Sempre joguei o PES desde o WE4, e sempre critiquei muito o FIFA. Mas neste ano (2011) comprei os 2, e o FIFA está muito melhor. Infelizmente a jogabilidade do FIFA está muito mais real, o PES 2012, vai ter que melhorar MUITO...

  • Christiano Corrêa
    2011-08-22T00:11:05

    Só Joga PES quem sabe, não é pra qualquer um, chegar e jogar como quer, tem que treinar muito. Geralmente as pessoas que reclamam do PES é porque não sabem jogar. O PES não é como o FIFA que qualquer um que ta começando joga facil. Eu posso falar porque joguei o FIFA desde a 1º versão e posso dizer que hoje o PES está anos luz a frente do FIFA. Querem jogar bem o PES ? Treinem muito, ou então fiquem jogando FIFA ou Futebol de Celular....e um recadinho pra o Tiago Leifert...Vá Treinar Tiago, pelo seu comentário percebi que você é fraquinho.

  • Carlos Oliveira
    2011-08-21T23:58:38

    O PES parou na versão 2008, pq agora ele é o PÉSsimo... Nunca vi futebol com jogadores imortais que correm a 200km e nunca cansam... fora os mágicos que conseguem dar voleio de fora da área e acertam o ângulo, jogadores bonitos com bons gráficos porém todo duros, parecem robos kkkkkkkkkkk fala sério.

  • William Santos
    2011-08-21T23:54:08

    Marcio Martins. Vc deve jogar bebado, nem aqui nem na lua o PES é real, movimentos quadrados, lançamentos que voce nao tem o controle. PES esperou 20 anos para colocar inteligencia artificial, enquanto FiFa ja tem a muito tempo. Nao da para comparar. PES ganha do FiFa antes da bola rolar, em tudo até, bolal rolou, FiFa da de 10 x 0.

  • Tiago Veiga
    2011-08-21T23:48:57

    E Tiago Leifert, gostei da entrevista ate ser momento, quando sitado que o PES é um jogo mais pirateado e o FIFA não é, fica quieto antes de falar uma bobeira dessas e se um é pirateado outro também meu caro, e outra essa muita gente que você sitou muitos não tem condições de pagar 150 num jogo todo ano, para mim você quis dizer que o PES é de todos, qualquer um e o FIFA não, esse é dos vips, mais uma vezes qualquer um que quiser compra um PES pirateado também vai comprar um FIFA.

  • Jhony Borba
    2011-08-21T23:43:23

    o argumento dele de falar que o PES, foi muito prateado, não tem nada a ver por que isto vale para os dois, alias para qualquer jogo, música e outros que tais.

  • Jhony Borba
    2011-08-21T23:41:23

    discordo completamente, para mim FIFA é horrível e PES é sensacional.