Sistemas Operacionais

11/08/2011 15h31 - Atualizado em 16/08/2011 12h25

Usuário encontra celular Android perdido com a ajuda do programa Plan B

Bárbara Gaia
por
Para o TechTudo

Existem dezenas de aplicativos disponíveis no mercado mobile para pessoas esquecidas, vítimas de roubo, ou proprietários que, por algum motivo, não têm mais em mãos seus celulares ou smartphones. Recentemente, um desses aplicativos ganhou destaque no Ars Technica: o Plan B, para Android.

Jon Barrow, autor do post, precisou do app para encontrar seu smartphone desaparecido. Ele relata ter notado que o smartphone não estava mais em seu bolso e pensado que o aparelho pudesse ter caído dentro de um táxi, durante uma "corrida" no aeroporto de San Diego, nos Estados Unidos.

Plan B (Foto: Reprodução)Plan B (Foto: Reprodução)

Depois de algumas tentativas ligando para o próprio número e para as companhias de táxi da cidade para tentar recuperar o aparelho, Jon resolveu visitar o Android Market, onde viu o aplicativo Plan B e se interessou pela promessa de que a localização do celular perdido seria enviada pro e-mail em tempo real.

Foram mais de 16 horas de procura e Jon recebeu várias informações atualizadas sobre a localização do aparelho até finalmente conseguir recuperar seu smartphone.

Com a ajuda da cooperativa de táxi, o motorista do carro foi localizado e, informado sobre o ocorrido, deixou o aparelho na seção de achados e perdidos do aeroporto para que Jon pudesse buscá-lo.

Tela do aplicativo Plan B (Foto: Divulgação)Tela do aplicativo Plan B (Foto: Divulgação)

Como funciona o Plan B

A vantagem do Plan B está justamente na alternativa de não precisar do smartphone para fazer a instalação, que pode ser feita remotamente.

Depois de estabelecer a comunicação entre a versão web do aplicativo e o aparelho, a pessoa passa a receber, por Gmail, as coordenadas de localização. Basta fazer o pedido por mensagem de texto, utilizando um outro aparelho e digitando a palavra "locate".

Para que o rastreamento aconteça, o Plan B recorre aos sinais das torres de celulares e ao sistema GPS, atualizando os dados a cada 10 minutos. O download do aplicativo é gratuito, mas ainda restrito ao território norte-americano por estar em fase beta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mark Melo
    2011-08-12T10:07:16

    Google latitude funciona por triagulação da rede

  • José Gebara
    2011-08-12T09:01:26

    Condordo com o Luiz Silva. A excência da matéria é o software ajudando o homem.

  • LUIZ AMORIM
    2011-08-11T22:47:30

    Fernando, li a matéria completa no site Ars Technica e pude confirmar que o dono do telefone penou um bocado para conseguir a devolução. Ligou na polícia (sem sucesso), ligou em algumas companhias de taxi também. Só conseguiu resposta quando informou ao responsável pelo ponto de taxi do aeroporto de San Diego, que o taxi chegaria lá em minutos. O taxista foi informado que estava sendo monitorado por GPS e só assim resolveu entregar no achados e perdidos do aeroporto. Chamar de ladrão pode ser um exagero, mas que ele não queria devolver... parece que era fato.

  • Paulo Henrique
    2011-08-11T22:42:54

    Adriano barbosa: sim existe tenho meu 9500 e tenho BlackBerry Protect efetuar login no site para apagar os dados de seu smartphone ou localizá-lo onde quer que você esteja

  • Adriano Barbosa
    2011-08-11T22:03:20

    tenho um black bold 9700, existe um plan B para esse tipo de smartphone?

  • Miguel Lacerda
    2011-08-11T21:44:58

    O prgrama Cerberus funciona em qualquer país e faz muito mais. Além de informar a localização permite verificar os últimos números discados, apgar remotamente a agenda de contatos, tirar foto com a câmera frontal, etc. Tudo via site, após um cadastro.

  • Fernando Aragão
    2011-08-11T19:40:52

    O título dizia (na página inicial) Homem monitora ladrão. Quer dizer que o taxista era o ladrão?

  • Herbert Mendonça
    2011-08-11T19:24:46

    Eu uso o Cerberus que também tem no Android Market e funciona. Mostra a localização exata mesmo pois ele ativa o GPS do smartphone automaticamente.