Sistemas Operacionais

25/08/2011 19h37 - Atualizado em 25/08/2011 19h37

WebOS e iOS são os únicos sistemas sem malware, diz McAfee

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Um estudo divulgado recentemente pela McAfee, empresa por trás de uma das suítes de segurança mais famosas para Windows, mostrou que os sistemas WebOS e iOS foram os menos afetados por ataques de malwares durante o segundo trimestre do ano: enquanto o Android havia registrou 44 malwares no período, a plataforma da Apple e o 'finado' WebOS não registraram nenhum ataque.

Ranking dos sistemas mais atacados no segundo trimestre (Foto: McAfee)Ranking dos sistemas mais atacados no segundo trimestre (Foto: McAfee)

O sistema operacional da Google é baseado em Linux, uma plataforma reconhecidamente segura. No entanto, aparentemente o sistema está sofrendo o mesmo problema do Windows: o Android assumiu há algum tempo a posição de sistema mais utilizado do mundo em smartphones e tablets, e por isso virou um alvo muito mais visado pelos hackers.

Mas se você possui um iPad, iPhone ou qualquer outro dispositivo da Apple que rode iOS, não pense que está imune. No caso do WebOS, com o sistema sendo abandonado aos poucos (na verdade, mal chegou ao mercado), problemas de segurança tendem a aparecer nos próximos meses - e o que é pior: talvez jamais sejam corrigidos.

O estudo da McAfee também apontou outros sistemas. Além do Android, o Java registrou um número considerável de malwares nos meses de abril, maio e junho: foram 14 tentativas de ataque à plataforma da Oracle. Symbiam e Blackberry aparecem empatadas na terceira posição, com 4 malwares cada um.

Independentemente do sistema operacional, a recomendação para se manter seguro é a mesma: só instale aplicativos confiáveis, e preferencialmente a partir de fontes conhecidas. No caso do sistema da Google, procure sempre usar a Android Market - e ainda assim desconfie dos apps que prometem burlar algo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares