Internet

04/08/2011 18h33 - Atualizado em 04/08/2011 18h38

Wikipedia está perdendo colaboradores

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Ela pode até ser a maior enciclopédia do mundo, mas não tem o vigor de antes. Em uma conferência sobre a Wikipedia, seu fundador afirmou com certa preocupação que o número de colaboradores está caindo. Jimmy Wales disse que a situação não é crítica, mas que a considera importante e que, devido a isso mesmo, traz a discussão à tona.

Wikipedia (Foto: Reprodução)Wikipedia (Foto: Reprodução)

Entre os motivos para que usuários deixem de escrever para a Wikipedia está a dificuldade de usar as ferramentas do site. Para tanto, a equipe da Wikimedia (fundação responsável pela enciclopédia) vem tentando tornar os recursos mais simples. As diretrizes editoriais que guiam a redação dos verbetes da Wikipedia também costumam ser um problema.

Cá no Brasil, a Wikipedia tem um desafio especial: chegar às universidades. Não como fonte de pesquisa (o que certamente já é), mas como um local onde os estudantes podem colaborar. Se depender da enciclopédia, os professores serão responsáveis por dar essa tarefa para os estudantes. E o mesmo vale para Alemanha, Canadá e Grã-Bretanha.

Os números da Wikipédia impressionam: são quase 4 milhões de verbetes publicados somente na edição em língua inglesa. No português é bem menos: está chegando a 700 mil só agora.

A enciclopédia virtual conta com 15 milhões de usuários registrados. Desse total, só 90 mil são considerados colaboradores ativos. Ainda tem mil administradores, que dão a palavra final sobre diversos assuntos.

A próxima investida da Wikipedia para atrair novos usuários é chamada de WikiLove. São botões para enviar emoticons que estimulam editores a continuarem o árduo trabalho de construir a maior enciclopédia do mundo. Como se fosse o “Like” do Facebook.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares