Sistemas Operacionais

18/08/2011 21h09 - Atualizado em 18/08/2011 21h09

'Yahoo Phone' baseado no Android será lançado no Japão

Ticiano Sampaio
por
Para o TechTudo

Para nós, habituados por aqui à hegemonia do Google na área de buscas, pode soar estranho saber que o Yahoo, no Japão, é o site mais popular. Vendo aí uma oportunidade, a SoftBank, uma das maiores operadoras de telefonia móvel japonesas - e também uma das maiores acionistas do Yahoo nipônico -, deverá colocar no mercado, ainda em setembro, um “Yahoo Phone”, um aparelho baseado em uma versão customizada do Android.

O 'Yahoo Phone' utilizará todo o sistema do Android, mas dará preferência ao sistema de buscas do concorrente (Foto: Divulgação)O 'Yahoo Phone' utilizará todo o sistema do Android,
mas dará preferência ao sistema de buscas do
concorrente (Foto: Divulgação)

Até mesmo no extremo oposto da geografia da Terra, nos parece estranho o Yahoo estar com essa bola toda e, ainda por cima, que um “Yahoo Phone” esteja sendo desenvolvido com base no Android, que pertence à Google, concorrente frontal do Yahoo! e líder das buscas em praticamente todo o resto do planeta.

Por outro lado, essa é uma decorrência direta do fato de o Android ser um sistema aberto, passível de ser extremamente customizado e moldado aos interesses das empresas que se disponham a trabalhar com ele. O Yahoo Phone, inclusive, não passa de uma versão “repaginada” de um modelo que a Softbank já havia apresentado tempos atrás, denominado “AQUOS PHONE THE PREMIUM SoftBank 009SH” (em tradução direta do japonês para o inglês).

Não é a primeira vez que o Android é usado para dar vida a aparelhos alinhados a serviços de não-parceiros da Google. Alguns “Facebook Phones” também já surgiram de customizações do sistema feitas pela HTC, como é o caso do Salsa (ou Status) e do ChaCha. Sabemos que a relação da Google com o Facebook não é bem de camaradagem.

É muito improvável que um “Yahoo Phone” tenha qualquer apelo fora do Japão, mas as especificações do aparelho não deixam de ser interessantes. O modelo virá com o Android 2.3 (Gingerbread), tela de 4” LCD com resolução qHD, além do hardware necessário para que ele seja usado como carteira eletrônica, embora não fique claro se usando NFC ou outra tecnologia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Deyvid Silva
    2011-08-19T05:21:42

    aki no japao o yahoo e o google nw sao rivais... enquanto no mundo todo o yahoo adotou as buscas do bing da microsoft, o yahoo jp adotou o google como buscador