Internet

30/09/2011 18h24 - Atualizado em 30/09/2011 18h24

Anti-virus da Microsoft detecta Chrome como vírus e o remove

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Ao liberar sua própria ferramenta de anti-vírus para Windows, o Security Essentials, a Microsoft enfureceu certas fabricantes de software de segurança, como o Avast, AVG, Avira e vários outros. Afinal de contas, a própria empresa tem acesso privilegiado ao núcleo do sistema e, por isso, poderia ser mais eficiente ao detectar e remover ameaças. Além do mais, por ser feito pela Microsoft, a chance de uma identificação falsa seria pouco provável. Mas hoje aconteceu.

Microsoft Security Essentials (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Microsoft Security Essentials (Foto: Reprodução/
Helito Bijora)

Segundo o site ZDNet, um tópico no fórum de ajuda do Chrome foi inundado com reclamações de usuários que têm o Microsoft Security Essentials instalados e, ao tentar abrir o Chrome, foram alertados de que ele se tratava de uma variação do vírus PWS:Win32/Zbot, e que por isso o arquivo seria removido. Trata-se de um falso-positivo, obviamente, que veio junto da atualização de definições número 1.113.656.0.

A Microsoft percebeu o erro pouco depois e liberou uma nova atualização que corrige essa identificação errônea, de número 1.113.672.0. Segundo um porta-voz da Microsoft, cerca de 3 mil usuários foram afetados, e eles deverão atualizar manualmente o programa para a correção ser aplicada.

Pensando em ajudar ainda mais seus próprios usuários, o Google publicou um post no blog do Chrome um passo a passo detalhado de como fazer o navegador voltar a funcionar normalmente em várias versões do Windows, além de avisar que uma atualização do navegador para corrigir esse problema deve também ser aplicada automaticamente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Benicio
    2011-10-26T13:29:17

    já que o chorme cgundo o microsoft tem vírus então porq eu já escaneei ele por três antivírus e não constou nenhum vírus, foram pelos antivírus avast, avg, Norton e panda, será q é só coincidência não estava querendo te prejudicar, microsoft porq. sou fá de vocês, mas em navegadores não adianta t inveja porq o internet Explorer não presta!

  • Yuri Silveira
    2011-10-02T14:24:00

    aconteceu isso aqui tb ontem, tive que reinstalar o chrome e desbloquear. aff vlw vlw

  • Marcos Jesus
    2011-10-01T15:40:38

    Isso acontece com produtos da WXSDA. E até mesmo com o domínio wxsda.com. Tanto o site (que é hospedado por uma empresa que usa ferramentas do mesmo fabricante) como os produtos para downloads acusam problemas de segurança. O problema, é que usuários menos dotados de conhecimento podem facilmente se influenciarem por este tipo de falso alerta, chegando ao ponto de desistir da ferramenta e/ou serviço. Isso não é nada bom e em última análise, é uma forma desleal de competir (se intencional). Além disso, é muito fácil incluir uma plavra ou domínio em uma "black list" para emitir alerta...

  • Bárbara Rocha
    2011-10-01T10:27:49

    Ahhh, mas o Chrome tem um funcionamento que parece vírus mesmo: um processo que se replica infinitamente à medida que se abre mais abas... Nem é falso positivo XD

  • José Xavier
    2011-09-30T20:00:39

    Uso o Security Essentials e o Chrome no meu não fez nada disso e não fiz nenhuma mudança, mais na empresa que trabalho o avast 6 identificou o Chrome como vírus.