Sistemas Operacionais

29/09/2011 18h02 - Atualizado em 29/09/2011 18h50

Aplicativo Ubuntu Friendly mostra o hardware compatível com o sistema operacional

Isadora Díaz
por
Da redação

O Ubuntu Friendly, o novo projeto da Canonical, depende da ajuda de usuários para crescer. Trata-de de um programa de testes de hardware, que basicamente verifica a compatibilidade do sistema com diferentes versões do Ubuntu. Os resultados de cada máquina são, então, remetidos a um site de apoio, no qual são reunidas todas as informações coletadas em uma lista acessível a todos.

Ubuntu Friendly (Foto: Reprodução)Ubuntu Friendly (Foto: Reprodução)

Caso receba contribuições de um número razoável de usuários, o Ubuntu Friendly deve ser tornar uma grande fonte de consulta nos próximos meses. De acordo com a Canonical, a lista de hardwares que suportam o Ubuntu como sistema operacional poderá, ainda, servir como base para o desenvolvimento de novas versões, com o intuito de ampliar o espectro de máquinas compatíveis.

Os testes executados pelo aplicativo analisam uma série de componentes, tais como o processador, a placa de vídeo e até mesmo a webcam do computador. Na página do programa, a máquina recebe um número de estrelas para cada área de acordo com o resultado dos testes. Por exemplo, se forem submetidos os dados de cinco usuários e apenas quatro obtiverem resultados positivos, o modelo receberá quatro de um total de cinco estrelas possíveis naquele quesito.

O aplicativo pode ser usado em desktops, netbooks e notebooks. O programa foi anunciado em junho deste ano e, embora ainda esteja na versão Alpha, já recebe contribuições. Para participar, acesse a página oficial do Ubuntu Friendly.

Via Muy Computer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares