20/09/2011 18h36 - Atualizado em 20/09/2011 18h36

Carro do futuro pode ser controlado totalmente por computador

Isadora Díaz
por
Da redação

Cientistas da Free University de Berlim transformaram em realidade um projeto que vem sendo imaginado há muitos anos. Trata-se de um protótipo de carro autônomo, que dispensa a atuação de motoristas. 

Carro autônomo (Foto: Reprodução)Carro autônomo (Foto: Reprodução)

O veículo, adaptado a partir de um Volkswagen Passat, integra uma série de aparatos tecnológicos, tais como um preciso sistema de navegação via satélite, uma câmera e um scanner laser, por exemplo. De acordo com os desenvolvedores, o sistema consegue reconhecer outros carros na pista, além de, claro, pedestres, construções e árvores a uma distância de até 70 m. Ele é capaz de, inclusive, identificar as diferentes luzes de um sinal de trânsito - e responder corretamente a cada uma delas. 

A velocidade de reação do carro é muito maior do que a de pessoas. Tendo em vista que a maioria dos acidentes é causada por erro humano, ter nas ruas veículos inteiramente controlados por computador, em tese, poderia diminuir enormemente o número de vítimas do trânsito. Para os pesquisadores, esse é o primeiro passo para o efetivo desenvolvimento desta nova tecnologia, que deve chegar para o consumidor comum em algumas décadas. 

O carro recebeu neste ano uma permissão especial para circular nas ruas de Berlim. A única exigência foi que, atrás do volante, houvesse um motorista capaz de controlá-lo em situações emergenciais, o que não foi necessário. O teste foi um sucesso. Agora, a intenção da equipe é aperfeiçoar todo o sistema - que, até agora, já custou cerca de US$ 500 mil.

Confira no vídeo abaixo o carro autônomo em funcionamento:


Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares