Sistemas Operacionais

21/09/2011 20h13 - Atualizado em 21/09/2011 20h13

Casio faz acordo com a Microsoft para usar Linux

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Na próxima vez em que você estiver considerando colocar Linux em algum produto fabricado pela sua empresa, é bom pedir o aval da Microsoft. Foi o que a Casio, empresa de câmeras fotográficas (entre outras coisas) fez: entrou em contato com a companhia liderada por Steve Ballmer e negociou um acordo de licenciamento para usar o Linux.

Linux x Microsoft (Foto: Divulgação)Linux vs. Microsoft (Foto: Divulgação)

Isso se deve ao parrudo portfólio de patentes da Microsoft. Ao longo de décadas desenvolvendo sistemas operacionais, a MS produziu uma série de propriedades intelectuais que, nos dias de hoje, podem afetar o funcionamento de sistemas como o Linux. Para evitar disputas na justiça, é muito mais fácil sentar com a divisão de patentes da companhia e negociar uma taxa a ser paga. Como de costume nesses negócios envolvendo propriedade intelectual, não há informações sobre valores repassados pela Casio para a Microsoft. O acordo tem validade de “vários anos”.

O paradoxo dessa situação é ver a Microsoft viabilizar a venda de produtos que rodam um sistema considerado concorrente do todo poderoso Windows. Em comunicado, o responsável pela divisão de patentes da empresa ressaltou isso: “Estamos satisfeitos em chegar a um acordo e em ver reconhecimento contínuo para o valor de nosso portfolio de patentes, particularmente as relacionadas a OS’s”, disse Horacio Gutierrez.

No mundo dos dispositivos móveis o mesmo acontece. Em maio, nós noticiamos que a companhia ganhava mais dinheiro com licenciamento de patentes para dispositivos rodando Android do que com o Windows Phone 7, que, à época, não havia deslanchado (e continua assim).

Via Inquirer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tio123
    2013-05-18T09:16:20

    achu melhor começarem a procurar um advogado open source stallman e tovald..seria uma boa se google fosse a favor do linux e terminasse de vez essa questão calando a boca de vez da ms aproveitando enterrando a ms a 7 palmos ...empresa sem criativida,sem patentes..sem provas...e google n faz nada sendo o maior representante atual do Software Livre acho que google está demorando pra assumir uma atitude no minimo processar a Ms apoiado pelos criadores do kernel que fez da google quem ela é afinal google iniciou e com gnu/linux.