Fabricantes

09/09/2011 13h08 - Atualizado em 09/09/2011 13h34

Estudante vence concurso de design da Electrolux com um removedor de manchas portátil

Marcela Vaz
por
Da redação

O aluno da Academia de Belas Artes e Design de Bratislava (Eslováquia) Adrian Mankovecký venceu o concurso Electrolux Design Lab 2011 com um inovador removedor de manchas portátil. A final aconteceu no dia 7 de setembro em Londres (Inglaterra). No total, 1.300 estudantes de 50 países inscreveram-se no concurso cujo tema era "Mobilidade Inteligente".

Adrian Mankovecký recebe o prêmio na Electrolux Design Lab 2011. (Foto: Divulgação)Adrian Mankovecký recebe o prêmio na Electrolux Design Lab 2011. (Foto: Divulgação)

Os estudantes deveriam apresentar conceitos de aparelhos eletrodomésticos baseados na forma como as pessoas preparam e armazenam alimentos, limpam e fazem seus pratos, tanto dentro como fora de casa. O júri analisou as criações também levando em consideração o impacto para o meio-ambiente. O removedor de manchas de Mankovecký aliou os requisitos ao ser portátil, de uso altamente intuitivo e ecologicamente amigável.

Uma bateria de açúcar cristal alimenta o aparelho. Para remover a mancha de uma roupa basta colocar o tecido entre duas peças e escolher o programa de limpeza mais adequado. Íons negativos e vapor de água removem as manchas.

Os jurados ficaram impressionados com a praticidade e utilidade do aparelho e, sobretudo, com a economia de água que ele proporciona. "O desenvolvimento de produtos relevantes para os consumidores é fundamental para a estratégia da Electrolux", disse Keith McLoughlin, presidente e CEO da empresa.

O vencedor foi premiado com 5 mil euros e um estágio remunerado de seis meses em um dos centros de design global da Electrolux. O segundo lugar recebeu 3 mil euros pela criação do Ribbon, um fogão, aquecedor e refrigerador para uso portátil, concebido por Enzo Kocak da Universidade de Monash (Austrália).

O terceiro lugar ganhou 2 mil euros por Smoobo Blender, uma forma divertida e ecológica de fazer vitamina, projetado por Roseanne de Bruin, da Universidade Massey (Nova Zelândia). Onda, um forno de microondas portátil, de Matthew Schwartz da Universidade do Estado da Califórnia  (Estados Unidos), recebeu o Prêmio de Escolha do Público, por meio de votação online. Matthew recebeu 24% dos 17 mil votos realizados.

Confira removedor de manchas portátil de Adrian Mankovecký no vídeo:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares