Internet

14/09/2011 16h11 - Atualizado em 14/09/2011 16h11

Google Flight, uma ferramenta de buscas para viagens de avião

Joares Miranda
por
Para o TechTudo

Desde a aquisição da ITA Software pelo Google, em março deste ano, os engenheiros da empresa estão trabalhando em melhorias e novidades para os produtos. O lançamento mais recente apresentado foi o Google Flight Search, que como o nome já diz, é uma ferramenta para pesquisa de voos comerciais.

Como alguns podem lembrar, desde maio deste ano o Google passou a disponibilizar uma tabela com os principais vôos comerciais disponíveis, sempre que os usuários utilizavam sua ferramenta de busca para tais consultas. A proposta do Google Flight Search é bem diferente, pois não se limita apenas a informar quais são os vôos disponíveis.

Google Flight Search (Foto: Reprodução)Google Flight Search (Foto: Reprodução)

Ao utilizar o Google Flight Search, o usuário tem a possibilidade de consultar quais são todos os vôos disponíveis para o destino selecionado, bem como o valor da passagem e tempo de viagem. Os critérios estabelecidos pelo Google para a apresentação de resultados, não levam em conta quaisquer tipo de benefício à alguma companhia aérea devido algum investimento financeiro, de acordo com as informações repassadas por eles, a ordem de resultados levam em conta apenas o preço da passagem e o tempo da viagem.

Os usuários tem a possibilidade de fazer a pesquisa por voos em um período de até 6 meses. Além de apresentar os voos disponíveis, um gráfico de barra indicando a variação no valor da passagem de acordo com o dia escolhido.

Em seu post de anúncio deste serviço, o Google deixou claro que é responsabilidade das próprias empresas cederem as informações necessárias para que os seus voos sejam apresentados nos resultados de busca. Outro ponto esclarecido pelo Google foi que eles não se envolverão na negociação de passagens aéreas, este serviço restringirá apenas a apresentar os vôos, o foco de mercado serão os agentes de viagens, mas não a princípio.

Apesar do serviço ainda estar limitado a apenas um restrito número de cidades nos Estados Unidos e os resultados listarem apenas resultados referentes à classe econômica, o Google afirma que “essa é só a decolagem, não o destino final”.

Como sempre faz com cada um dos seus produtos, o Google disponibilizou um vídeo apresentando o Google Flight Search, e que você pode assistir clicando abaixo:

Comparando Google Flight Search com os serviços já existentes aqui no Brasil – Submarino Viagens e Decolar -, criamos uma lista apontando as principais características de cada:

- Como o serviço do Google Flight Search é completamente integrado ao seu mecanismo de busca, é algo óbvio que a praticidade para chegar até a ferramenta deles é insuperável.

- No Google Flight Search existe uma grande facilidade em consultar vôos por período de tempo e escolher o mais barato dentre eles. Em geral, nos serviços aqui no Brasil é necessário uma pesquisa por datas específicas.

- O resultado de pesquisa por vôos do Submarino Viagens também possui o filtro a partir do tempo de duração da viagem, semelhante ao serviço do Google. O site Decolar deixou a desejar nesse ponto.

- Algo que os serviços brasileiros tem como sendo uma grande vantagem, até porque o Google já afirmou que não vai operar tal tarefa, é em relação a possibilidade de efetuar a compra da passagem logo que o usuário escolhe o vôo.

Apesar de ainda não termos um serviço que possamos considerar ideal em relação à pesquisa e compra de passagens aéreas pela internet, a chegada do Google ao mercado aumenta a esperança de possíveis inovações nos serviços já existentes, e quem sabe chegando um pouco mais próximo das nossas necessidades.

Clique aqui para testar o Google Flight Search.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares