Notebook

14/09/2011 19h38 - Atualizado em 14/09/2011 19h48

Intel garante notebooks Windows com Thunderbolt para 2012

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Embora já existam alguns periféricos disponíveis com a tecnologia Thunderbolt, os únicos computadores que contam com esse tipo de conexão são os novos Macs da Apple, tanto portáteis quanto os desktops. A Intel anunciou hoje, durante o IDF 2011, que eles não vão ser exclusivos por muito tempo: o Thunderbolt está chegando nos PCs com Windows também.

Intel Thunderbolt (Foto: Divulgação)Intel Thunderbolt (Foto: Divulgação)

E não se trata apenas de uma promessa vaga. A própria Intel demonstrou o primeiro computador com Thunderbolt durante a conferência, transmitindo quatro vídeos em alta definição e sem compressão alguma direto de um drive SSD para um monitor no palco. Essa máquina rodava também um protótipo de chip da plataforma Haswell, que a Intel diz que vai garantir até 1 dia de bateria em notebooks.

Não há uma data exata para quando os notebooks com Windows e Thunderbolt vão ser lançados no mercado, mas a Acer e ASUS já avisaram à Intel que tem planos de lançar alguns modelos já em 2012. A arquitetura Haswell, no entanto, só vai aparecer em 2013.

Para quem não lembra da Thunderbolt, trata-se de uma interface de comunicação que é capaz de transmitir dados com velocidades de até 10 Gbps em ambas as direções. Ela começou a ser desenvolvida em meados de 2009 sob o codinome LightPeak e estreou esse ano com os computadores da Apple.

Via: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares