Sistemas Operacionais

09/09/2011 14h48 - Atualizado em 09/09/2011 15h28

Adobe Flash agora é compatível com iPhone e iPad

Allan Melo
por
Da redação

A Adobe lançou novas versões do Adobe Flash Media Server e do Adobe Flash nesta sexta-feira (9), mas a grande novidade é o que chegou nesta atualização: a nova tecnologia empregada nos sistemas agora permite que os dispositivos Apple (iPhone, iPod Touch e iPad) finalmente ganhem compatibilidade com o Flash.

YouTube no iPhone (Foto: Allan Melo/TechTudo)O Adobe Flash é usado por muitos sites, como os jogos de Facebook e o próprio YouTube. Este último possui uma solução própria para funcionar no iPhone (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Por muito tempo a ausência de suporte ao Flash foi o principal argumento usado pelos concorrentes da Apple no mercado de smartphones e tablets. A primeira delas, para quem não lembra, foram nas propagandas do primeiro Samsung Galaxy Tab, de 7 polegadas, que além de se dizer menor e com câmera (duas, inclusive), declarava ter suporte nativo ao Flash da Adobe.

A Apple, por outro lado, sempre defendeu a não-adoção da tecnologia. Diziam que os maiores problemas de travamentos em PCs (e até em smartphones) eram causados por instabilidades no Flash, que além de consumir muita bateria e processamento, também não foram projetados para serem usados por dispositivos touchscreen.

No final das contas, a pequena guerra entre Adobe e Apple apenas afetou os consumidores, que teriam que se conformar em não usar a tecnologia em seus iGadgets ou adotar outros sistemas, como o Android, do Google. A situação até começou a ser amenizada recentemente, quando ambas declararam investir na adoção maciça do HTML5, com seus novos recursos, em breve, poderá substituir o Flash na internet.

A nova versão do Flash, lançada pela Adobe durante a IBC em Amsterdã (Holanda), finalmente dará fim a este pequeno impasse - até porque não é preciso autorização da Apple para o uso da nova tecnologia.

"Com o Adobe Flash Media Server 4.5, os editores de conteúdo agora terão um único e simples fluxo de trabalho para entregar conteúdo, usando o mesmo fluxo nos dispositivos compatíveis com Flash e no iPhone ou iPad da Apple", declarou a Adobe.

Isso só é possível porque o novo Flash não utiliza mais o processador dos aparelhos para renderizar e processar a tecnologia, e por isso não há necessidade de os dispositivos iOS terem suporte oficial ao Flash da Adobe. Todo esse trabalho agora é feito pelo Adobe Flash Media Server 4.5.

De certa forma, isso não significa que todos as antigas animações em Flash da internet agora passarão a rodar no iPhone/iPad. Para isso, os produtores de conteúdo terão que atualizar as suas aplicações para o novo Flash, o que ainda pode demorar um pouco. Além disso, como a solução é voltada para a entrega de conteúdo em vídeo, pode ser que ainda demore mais um pouco para você jogar seus jogos do Facebook no seu iGadget.

Via BRG.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Medeiros
    2011-09-10T09:39:05

    iGadget foi podre.

  • Kaio Souza
    2011-09-10T06:31:32

    Boa, e também acho que o autor deveria ter explicado o que é media server, pode confundir mesmo.

  • Marcos Vieira
    2011-09-10T02:33:49

    eu entendi muito bem o que o autor quis dizer, ele só não explicou o que é adobe media server, o que pode confundir quem não sabe a diferença.

  • Ricardo
    2011-09-10T01:40:42

    "Nova era pós Jobs"... ao meu ver esta será uma das muitas mudanças que estão por vir, falta agora a liberação do bluetooth e banir o itunes... isso se a apple quiser continuar a ser uma empresa competitiva e de domínio no segmento... pra começo de conversar já é um grande passo.

  • Zionn Colby
    2011-09-09T22:07:08

    Esta atualização resolve o problema APENAS para o conteúdo gerado a partir do Flash Media Server, que basicamente se resume a vídeos em sites de médio e grande porte. Para todo o restante de sites feitos inteiramente ou parcialmente em flash, nada muda e continuará INCOMPATÍVEL com o iOS, pois estes NUNCA USARAM e NEM IRÃO USAR o Flash Media Server. Então há pouco o que comemorar nessa notícia. Não sei se o autor não soube se expressar ou realmente não entendeu o que é esta atualização.

  • Jairo Reis
    2011-09-09T20:22:31

    agora sim. acabou de vez a graça dos androids.

  • Elias Maia
    2011-09-09T15:05:12

    Estranho esse tipo de coisa acontecer somente após a saída do Jobs.