Áudio e Vídeo

11/09/2011 19h40 - Atualizado em 11/09/2011 19h40

iTunes "Universitário" bate a marca dos 600 milhões de downloads

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

O iTunes U, iniciativa da Apple para universidades e acadêmicos interessados em compartilhamento de material didático, em áudio, vídeo e texto, atingiu este mês a marca de 600 milhões de downloads.

iTunes U (Foto: Reprodução)iTunes U (Foto: Reprodução)

Mesmo com alguns anos de vida, o iTunes U, lançado em 2007, elevou sua curva de usuários e arquivos baixados somente agora. Em agosto deste ano, o volume de downloads chegou ao número de 300 milhões, e desde então cada vez mais usuários têm acessado e utilizado o serviço.

Uma das possíveis explicações para esse disparo seja o aumento do uso de dispositivos iOS (iPhone, iPod Touch, iPad) por estudantes, já que, atualmente, 30% dos acessos são feitos a partir desses. Em termos geográficos, 60% dos usuários são residentes fora dos Estados Unidos, já que o iTunes U está disponível em 123 países (contabilizando agora mais de mil universidades inscritas e com participação ativa ao redor do globo, contra as 800 em 2010).

Algumas, como a Universidade de Stanford e a Open University, fazem bastante uso desta plataforma, talvez pelo histórico de parcerias com a Apple. Somando-se os conteúdos disponibilizados por ambas, há mais de trinta milhões de downloads feitos por seus estudantes e interessados no material fornecido.

Outras universidades, como a de Yale, MIT, Berkeley e mais, conseguiram atingir o patamar de 20 milhões de downloads cada, e outras como Oxford, Faculdade da Alemanha, Emory, Harrisburg e Ludwig Maxmillians, 10 milhões.

Embora muitas dessas instituições deixem seu material disponível ao público, a modalidade de uso restrito a alunos e pessoas ligadas às escolas tem sido cada vez mais rotineira.

Nos diga: você e sua faculdade já fazem uso deste recurso da Apple? Responda na seção de comentários.

Via AppleInsider.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares