Sistemas Operacionais

27/09/2011 19h31 - Atualizado em 27/09/2011 19h31

MacOS já domina 10% do mercado

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Uma recente pesquisa de uma empresa de análise de tendências na internet revela que o sistema MacOS, da Apple, atualmente domina 10% do mercado total de sistemas operacionais de computadores e dispositivos móveis.

Relatório de participação dos sistemas operacionais no mercado (Foto: Chitika)Relatório de participação dos sistemas operacionais no mercado (Foto: Chitika)

A empresa de análise de mercado Chitika Insights é responsável por levantar dados de publicidade online, monitorando as próximas tendências de internet. Recentemente eles decidiram estudar o crescimento dos diversos sistemas operacionais existentes no mercado, e os resultados mostram o cenário de mercado entre os meses de agosto e setembro de 2011.

Como vem acontecendo nos últimos anos, o Windows continua sendo o sistema operacional mais utilizado do mercado, mas perdeu 0,5% de participação de um mês para outro (78,3% em agosto, 77,7% em setembro). Por outro lado, o MacOS teve um crescimento de 1%, saindo de 9,6% no mês de agosto para 10,6% em setembro. Completam a lista o iOS (5,2%), o Android (3,3%), o Linux (2,3%) e os demais sistemas (0,9%).

Esse crescimento de 1% pode parecer pequeno, mas se considerarmos uma projeção de aumento sustentado durante um ano inteiro, podemos dizer que, pelo menos na teoria, o MacOS pode conquistar pelo menos 12% do mercado daqui a um ano. É muito improvável que isso aconteça, mas é interessante para ilustrar o progresso do sistema operacional da Apple em relação ao mercado.

O estudo mostra também que o Windows continua perdendo terreno em relação aos seus rivais, mesmo que de forma lenta. De julho para cá, o Windows já perdeu 1,35% de participação total do mercado. Outra informação importante do relatório é que o sistema Android "estacionou" em relação aos adversários, sem registrar aumento na sua participação pelo terceiro mês consecutivo.

Por fim, o relatório prevê que, com a chegada das novas versões do iOS e do Android, e de novos modelos de aparelhos Android e do iPhone 5, os dois sistemas terão um forte crescimento nos próximos meses. Além disso, a fatia de mercado do Windows vai crescer apenas após o lançamento do Windows 8. Até lá, o sistema da Microsoft vai continuar perdendo mercado em relação ao seus rivais.

Para ler o relatório completo, clique aqui.

Via Tuaw.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Yuri Sucupira
    2012-09-18T02:16:29

    No final de 2009 decidi formatar o HD do meu PC e instalar o Ubuntu Linux (atualmente uso XUbuntu Linux 12.04). Sinceramente: não sinto a menor falta do Windows, mas sim um alívio! A única forma de alguém sentir falta do Windows é se [1] tiver zero noções de sistemas UNIX e de Informática em geral; ou [2] usar o PC só para jogar jogos disponíveis apenas para Windows; ou [3] usar o PC para trabalhos com aplicações profissionais muito específicas, como Photoshop, SoundForge e CorelDraw, que de fato ainda não existem para Linux. Fora isso, não vejo motivo para alguém preferir o Windows.

  • José Afonso
    2011-09-29T10:45:26

    Testei e trabalho intensamente com Linux e Windows, ainda trabalho com BSD, Solaris, e outros S.Os, melhor mesmo é o Linux. Nasceu morto nos Desktops é o escambau! Não havia uma empresa interessada em popularizar o sistema nos desktops até o surgimento do Ubuntu. E obviamente o estudo é tendencioso, Você usa o iOS no computador de casa? e o Android? então pq eles os colocaram no estudo de market share de sistemas de Desktop? Alguem publica aqui qual a porção do mercado de servidores??

  • Rodrigo Melo
    2011-09-28T17:53:47

    O Windows é o melhor sistema na minha opinião, mas estou levando em conta tudo que ele pode oferecer. Tudo que já foi feito para ele. O MacOS é com certeza o segundo melhor, apesar de tudo que a Apple faz para deixá-lo restrito aos PCs Mac. Tem todas as melhores ferramentas de trabalho do Windows e bastante estabilidade, mesmo após anos de uso. Só fica devendo jogos. Já Linux, bem... Esse já nasceu morto para desktops. Pra sorte dele o Google lançou o Android. Mesmo gratuito, apenas 2% das pessoas tem a coragem de usá-lo. Já tentei diversas vezes usá-lo e me arrependi em todas.

  • Leonardo Moreira
    2011-09-28T16:18:06

    Tenho um MacBook Pro com o Mac OS 10.6... Ele e muito rapido e estavel, dificilmente trava, fora que e mais seguro que o Windows ;)