Sistemas Operacionais

23/09/2011 12h48 - Atualizado em 23/09/2011 13h48

Microsoft comenta a polêmica do Secure Boot, que eliminaria o Linux

Marcela Vaz
por
Da redação
Steven Sinofsky. (Foto: Divulgação)Steven Sinofsky.
(Foto: Divulgação)

O chefe da divisão de Windows da Microsoft, Steven Sinofsky, resolveu responder às críticas de Matthew Garrett, desenvolvedor de celulares Linux da Red Hat, de que quando instalado, o Windows 8 em sua versão Developer Preview bloqueia o uso do Linux por dual boot, quando dois sistemas operacionais atuam em um mesmo computador.

Em seu blog, Steven Sinofsky rejeitou as reclamações de Matthew Garrett e adotou a posição de que a Microsoft está dedicada em desenvolver uma forma segura de dual boot com Windows 8. "Estamos introduzindo recursos que forneçam uma abordagem sem comprometer a segurança dos clientes que buscam isso, enquanto, ao mesmo tempo, o controle total e completo sobre o PC continua a estar disponível", disse Sinofsky.

Tony Mangefeste, do time "Ecosystem" da Microsoft explicou que o usuário pode desabilitar funções de firmware do sistema operacional através de certificados e ter o total controle sobre o seu próprio PC. Ele disse também que a intenção da empresa não é limitar as atividades ou escolhas do usuário, mas manter a segurança do seu equipamento. Por isso estão acompanhando de perto o trabalho de seus parceiros no desenvolvimento da experiência segura no Windows.

"A filosofia da Microsoft é em primeiro lugar oferecer aos clientes a melhor experiência, e permitir-lhes tomar decisões próprias. A Microsoft dá a liberdade a seus OEMs de decidir quem deve gerir os certificados de segurança e como permitir que os clientes importem e gerenciem os certificados, e gerenciar de boot seguro", disse Mangefeste.

A Microsoft enfatizou lembrando as pessoas de que o tablet da Samsung com Windows 8 Developer Preview mostrado na BUILD deste ano contém a capacidade de desativar o recurso de Secure Boot. "O Windows simplesmente funcionou ao fornecer um ótimo suporte de sistema operacional  para um cenário onde acreditamos que muitos encontrarão valores entre os consumidores e clientes corporativos".

Via: WinRumors

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Pereira
    2011-09-26T17:50:40

    Concordo com muita gente e descordo de muita gente! acho o Linux um ótimo OS e o Windows também é um bom OS todos eles tem suas falhas e todos tem seu momento de gloria mas a coisa que mais concordo é temos preguiça de pensar! hoje todos nos podemos fazer tudo, minha mãe leiga em informatica mexe no Kubunto 11.04 não só porque ensinei mas porque ela procura as coisas quando não sabe ou me pergunta muitas pessoas não gostam de procurar querem tudo de mão beijada por isso todos acham que linux é ruim só pq o windows da tudo na mão! ^^ Saber é poder !!! Hora de estudar!

  • Luam Lima
    2011-09-26T09:04:26

    Até parece que a Microsoft vai conseguir bloquear o dual boot....VIVA O LINUX

  • Brenno E.arcie
    2011-09-26T08:25:37

    e viva a censura - chegou aqui tmb é

  • Juliana Fagundes
    2011-09-26T07:20:27

    A utilização do Windows é justificada a quem utiliza jogos com gráficos em 3D complexos, os quais, em sua maioria, não possuem versões para Linux. O Ubuntu para o usuário final é sim uma excelente opção, principalmente para os "digitadores" e "navegadores". No ambiente corporativo julgo muito difícil que a opção pelo Linux nas estações de trabalho, porém os SERVIDORES Linux são sim as melhores opções. Softwares livres como o GIMP e a suíte de escritório BrOffice são excelentes opções funcionais para os dois ambientes. Opções nós já temos, só falta tomarmos a decisão. Eu "preciso" dos dois!

  • Daniel Brito
    2011-09-25T21:57:13

    Para mim, não existe o "Melhor" sistema operacional. Existe o melhor que agrada a cada um de acordo com o momento e a necessidade. A melhor parte do linux realmente não está na parte gráfica,"na minha opinião" está no kernel (Estável e confiável). Por outro lado, a parte gráfica do linux foi melhorada muito, para facilitar o acesso ao usuário final que reclama que e difícil. A microsoft apesar de ter varias falhas, tenta melhorar.

  • Daniel Brito
    2011-09-25T21:57:47

    (((Parte 2))) O próprio windows7 tem o shell script do linux, o windows server 2008 tem até um sistema inteiro em linux (shell, LPDAP,EXT3) OPCIONAIS em recursos do windows. Sem comentar que a microsoft a pouco tempo colocou o seu servidor MSN em um linux, para parar de dar problemas. Vejo um Amadurecimento nas 2 partes que UMA faz a OUTRA ficar melhor!

  • Alexandre Lima
    2011-11-27T22:06:01

    Lamentável esta questão do DUAL BOOT, mais uma vez a Microsoft se supera. Mais já já criam um software para permitir isso.

  • Neuber Dcastro
    2011-09-30T15:07:18

    Fiz uma instalação de atualização do windows 7 para o development preview, ele nem desinstalou o Grub, ta tudo funcionando como antes no boot!

  • Juarez Nascimento
    2011-09-25T20:44:33

    A Microsoft ainda não entendeu a filosofia da usabilidade, mesmo tentando estas peripécias ainda assim vamos continuar levando a idéia e a filosofia de escolha. dizer que isso é para a segurança do usuário é piada. bloquear dual boot rsrsrsrsrs.

  • Wellington Camilo
    2011-09-25T20:39:36

    Exato Paulo Neto, concordo com você nos dois comentários. O linux é um sistema livre, mas seus desenvolvedores ganham em suporte o que seria trocar 6 por meia dúzia. Agora vamos pensar no futuro, o Linux esteja instalado em um número incalculável de estações, quem programou o sistema não teria total controle sobre como explorar suas falhas, estou falando em questões de vírus?

  • Daniel Brito
    2011-09-25T20:24:05

    (((Parte 04))... A menos que queira ou precise". Mais não precisam ficar desesperado pessoal, não vai precisar de 2 maquinas, mais apenas de 2 HD's. Em um HD instala RUwindows e no Outro HD instala o Linux.Ou seja não vai mudar muita coisa, ao invez de usar 1 hd com 2 partições ou mais, você agora para mais uns R$:100,00 reias para ter os mesmos em HD diferentes, que no final de contas VÃO DAR NAS MESMAS!!!

  • Daniel Brito
    2011-09-25T20:23:20

    (((Parte 3)))... Mais nesta segunda só acredito que possa proceder, se um usuário acessar RUwindows e na mesma maquina exite outro usuário acessa o linux. Se o mesmo usuário acessa os 2 sistemas "o mesmo usuário" não vai querer explorar a furabilidade do seu RUwindos."

  • Daniel Brito
    2011-09-25T20:22:42

    (((Parte 02)))... para um pendrive, hd-externo ou outro dispositivo de armazenamento.| Isso só e possível, por que o linux lê o sistema de arquivo FAT ou NTFS do windows. Se o arquivo estiver "Protegido" a "N" formas de quebrar fácil, fácil, mais fácil até do que quebrar senha de internet sem fio (WEP). O mesmo não e tão simples através da plataforma RUwindows. Moral da historia, ter dispositivos de acesso externo como (usb,cd-rom) acaba criado falhas de segurança, ter uma maquina dual boot também cria uma falha da mesma proporção. ...

  • Daniel Brito
    2011-09-25T20:21:24

    Sou Analista de Suporte e Infra-estrutura, e acredito que a microsoft está usando uma boa desculpa. Boa por que e valida, e Boa por que vai aumenta o monopólio microsoft. | Para simplificar, imagine o seu RUwindows "dá paú", "coisa normal de windows" e você não consegue mais acessar seus dados (arquivos, fotos, musica e etc...).Você chama um técnico e informa que não pode perder nada! "como se você precisasse de tudo mesmo".O técnico tira um CD do linux da sua bolsa, e inicia um boot a partir dos CD-rom e na parte gráfica faz um backup simples, (((Parte 01)))...

  • Wellington Camilo
    2011-09-25T18:17:04

    Se o Linux fosse bom, estaria em pelo menos 10% das máquinas no mundo. Lembrando que as primeiras experiências com o Linux começaram a 15 anos. O Windows é voltado para o usuário final, onde o segredo é ser descomplicado. As versões do Linux já requerem mais experiência, portanto nesse momento não agrada a maioria dos usuários.

  • Wagner Shimatai
    2011-09-25T17:51:55

    Só sendo muito desocupado ou imbecil para achar que a maioria das pessoas usa o computador só para jogos, como o Sergio Souza acha. Esse deve ter votado no Tiririca ou no Romário.

  • Felipe Alexandre
    2011-09-25T17:27:28

    Eu sou livre, uso Ubuntu!

  • Paulo Mendes
    2011-09-25T15:03:08

    Fala Serio! o Como é que o usuario vai ter total controle de sua maquina??? A vantagem de Linux é exatamente poder utilizar o seu pc do jeito que voce quer. Agora limitar o usuario a usar um SO que ele nao deseja? Quer dizer, se eu quiser um pc eu vou ter que montar um... comprar as peças e montar, e ainda verificar se a placa nao é de uma fabricante que tenha certificado microsoft.... Ridiculo! Tudo isso mostra o medo que a microsoft tem do inevitavel: perder a unica parcela que da informatica que lhe restou, que foram os desktops, e isso é o começo do fim para eles! Viva o Linux

  • Jadir Casari
    2011-09-25T15:01:18

    A microsoft ainda não entendeu que quem deve decidir qual sistema utilizar é o usuário. a muito tempo abandonei o RUIWINDOWS, pois não me dava opção por escolher meus próprios caminhos. faça bom proveito de seu RUWINDOWS sr. Bill Gattes e as pessoas que tem preguiça de pensar um pouco rsrsrs.

  • Sergio Souza
    2011-09-25T14:54:45

    só os bonzão falando: mac, linux e os c... agradeçam ao windows tudo o que ele lhes proporcionou não cuspam no prato.. windows tem problemas sim, mas qual seria a intenção de resove-los todos e não ter o que lançar depois? enfim, um bom jogo pra vocês... ah foi mal, não roda todos os jogos que querem

  • Alex Santos
    2011-09-25T14:00:46

    Passei um bom tempo tentando me livrar da microsoft, ate que um dia consegui comprar meu mac e adeus Windows, fiquem com seus sistemas instaveis e os virus exclusivos pra vcs!!!

  • Altair Jesus
    2011-09-25T13:47:42

    Para que Windows? "Viva o Linux porque nós amamos a liberdade!"

  • Paulo Silva
    2011-09-25T23:52:40

    Eu trabalho com suporte e manutenção a usuários de Windows, e estou bem familiarizado com os problemas que este SO apresenta, como vírus e outros males que invadem o sistema. Esses males são o meu ganha-pão e sendo assim, quem sou eu para criticar esse SO? Muitos poucos usuários comerciais do Windows compraram a licensa. Pouquíssimos usuários domésticos usam o original. Se fossem obrigados a pagar, usariam o Linux, tenho certeza absoluta. O Windows é o que é hoje porque é muito fácil de piratear e a Microsoft sabe disso. Nem preciso dizer que nas minhas máquinas uso o Ubuntu.

  • Sidney
    2011-09-25T23:01:30

    Linux é ruim para usuário comum? Usuário Linux é pirata? Paulo Neto, não seja ignorante amigo. É você que precisa se informar. Tenho Ubuntu e licença do Win7 aqui. Acho o win7 muito, mas muito bom. Porém, não supera o Ubuntu em nada! E tem muitos pontos que fica no chinelo: Não tem uma Central de programas, a segurança é precária e a velocidade de uso em geral, em alguns casos, é inferior. Minha namorada, que é leiga em computadores, não quer mais ver o windows nem pintado de rosa! Vocês são do tempo que o Linux era sinônimo de shell. Aviso: estão muito atrasados. Precisam se atualizar! T+

  • Daniel Brito
    2011-09-25T22:05:01

    Agora a RED HAT não tem moral nenhuma de reclamar de nada. A pouco tempo montei uns servidores em um SO Red Hat Enterprise 5.So o nome interprese já parece com windows, A empresa comprou a licença, e depois fiquei na mão, tentando fazer gambiarra com outras distribuição free Centos OS por que eu tinha que pagar por atualização e pacotes extras. E um absurdo, e a mesma coisa de comprar WINDOWS e depois ter que pagar as Atualização Automáticas.