Sistemas Operacionais

21/09/2011 19h42 - Atualizado em 21/09/2011 19h42

Microsoft e Nokia lançam guia de portabilidade de aplicativos do Symbian para WP7

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A Microsoft e a Nokia se uniram para lançar um pacote de novas ferramentas destinadas aos desenvolvedores, já pensando na transição para o Windows Phone. Das três novas ferramentas e guias de portabilidade, destacamos a adição do "Symbian Qt", para o mapeamento da API do Windows Phone.

Nokia E7 e Windows Phone 7 (Foto: Reprodução)Nokia E7 e Windows Phone 7 (Foto: Reprodução)

O Windows Phone Mapping Tool, que já suporta os sistemas iOS e Android, serve como uma espécie de "dicionário de tradução" entre a plataforma Windows Phone e os demais sistemas operacionais móveis. Com ele, os desenvolvedores podem escolher as chamadas de API em seus aplicativos, e verificar quais são as chamadas, eventos de notificação e métodos equivalentes no Windows Phone.

Para ficar mais claro: essa não é uma ferramenta de conversão direta, já que não faz o trabalho sujo para você. Os desenvolvedores podem simplesmente usar a referência como guia para ajudá-los durante a portabilidade de seus aplicativos.

Estão incluídos na ferramenta de mapeamento as principais bibliotecas do Qt 4.7 para Symbian (QtCore, QtGui, QtLocation, QtNetwork, QtSensors, QtSql, QtXml, QtWebKit, QML Elements e QML Components). Os códigos de exemplo e tutoriais também estão disponíveis.

A Microsoft e a Nokia divulgaram também um release de 100 páginas para servir de guia aos desenvolvedores de aplicativos em Symbian Qt interessados em aprender um pouco mais sobre o Windows Phone. Dentre seus 8 capítulos, as duas empresas detalham as diretrizes do Windows Phone, da programação em C#, o ciclo de vida de um aplicativo, procedimentos de portabilidade, entre outras coisas.

O Symbian não é um sistema operacional morto (ainda), afinal ele recebeu uma grande atualização no mês passado. Porém, a Nokia afirmou publicamente que planeja eliminá-lo do mercado ao longo do tempo. O Windows Phone é o que vem por aí, e não é surpresa ver essas ferramentas e guias chegarem aos desenvolvedores um pouco antes do lançamento do primeiro smartphone da Nokia com Windows Phone, que deve ser anunciado ainda este ano.

Via TechCrunch.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares