Câmera

19/09/2011 13h26 - Atualizado em 21/09/2011 13h16

Polaroid Matrix: experiência com 20 câmeras imita efeito de filme futurista

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Um objeto no centro, vinte câmeras Polaroid alinhadas em círculo e ativadas por computador, e um efeito pra lá de curioso. A experiência, Polaroid Matrix, atrai a atenção de quem passa pela Maker Faire, feira de arte e ciência que aconteceu semana passada, em Nova York. 

A invenção do fotógrafo Sam Blanchard tenta simular os incríveis movimentos em câmera lenta (bullet-time) feitos pelos personagens do filme Matrix, dos irmãos Wachowski, sem a necessidade de diversos equipamentos caros e utilizando apenas uma tecnologia já bastante conhecida.

Polaroid Matrix (Foto: Reprodução/Engadget)Experiência com 20 Polaroids permitiu efeitos 3D e de movimento. (Foto: Reprodução/Engadget)

O projeto consiste em um círculo com 20 câmeras Polaroid que são ativadas por computador quando o objeto está posicionado da maneira desejada. Então, todas clicam ao mesmo tempo e acabam fotografando-o de ângulos diferentes.

Todas as fotos, que saem instantaneamente das máquinas, acabam sendo juntas e, quando passadas rapidamente, criam a sensação de que o objeto está se movimentando.

Outra possibilidade de utilizar o recurso é de virar as câmeras para trás, formando uma visão panorâmica do ambiente, e não um círculo em volta de um determinado objeto.

O protótipo do Polaroid Matrix foi criado em 2008, mas graças à escassez de filmes da marca no mercado, Sam teve que segurar um pouco a sua ideia, até decidir, no verão de 2010, contar aos internautas no site KickStarter sobre o projeto.

Depois tratou de pedir ajuda aos novos "parceiros" para custear a produção. Deu certo. Ele arrecadou mais de 500 dólares e conseguiu finalizar o "Matrix" a tempo de inscrevê-lo na Maker Faire. 

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Erick Souza
    2011-09-19T17:06:56

    Muito bom