Internet

29/09/2011 10h27 - Atualizado em 29/09/2011 11h25

Post polêmico na fanpage da Nikon, no Facebook, gera 2.000 críticas dos fãs

André Fogaça
por
Para o TechTudo

A Nikon, uma das maiores fabricantes de câmeras profissionais e amadoras do mundo, acaba de sofrer com as próprias palavras na maior rede social do mundo, o Facebook, ao publicar algo que não deu muito certo e gerou mais de 2 mil comentários falando mal da marca. Isso porque em um post, a empresa disse que o equipamente da câmera é tão importante quanto o fotográfo em si.

Nikon gera polêmica no Facebook (Foto: Reprodução)Nikon gera polêmica no Facebook (Foto: Reprodução)

“Um fotógrafo só é tão bom de acordo com o equipamento que utiliza, e uma boa lente é essencial para boas fotos! Será que algum de nossos fãs do Facebook usam alguma lente NIKKOR? Qual é a sua favorita e em quais situações vocês a utilizam?” publicou a empresa na rede social.

Os comentários foram os mais negativos possíveis com a publicação da marca, pois ela acabou dizendo que um bom fotógrafo é apenas aquele que tem boas lentes e máquinas que fazem todo o trabalho de fotografia por ele. Ou seja, o bom fotógrafo é a máquina e não a pessoa que tira fotos, segundo a Nikon.

O Facebook está cada vez mais explorado pelas empresas para criar campanhas de marketing e também para chegar mais perto do consumidor em um local que não fica limitado ao ponto de venda, só que tal proximidade tem seus riscos. A Nikon, como quase todas as outras empresas, aposta nesta proximidade e mantém uma equipe atualizando sua fanpage por lá, que já conta com quase 840 fãs.

O que você acha deste ocorrido? Será que as empresas precisam cuidar mais das redes sociais e lembrar que elas são sociais de fato?

Via The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Monge Natural
    2011-10-07T08:08:15

    "Um fotógrafo só é tão bom de acordo com o equipamento que utiliza, e uma boa lente é essencial para boas fotos!". Em nenhum momento a Nikon diz, como a matéria diz, "um bom fotógrafo é apenas aquele que tem boas lentes e máquinas que fazem todo o trabalho de fotografia por ele [...] o bom fotógrafo é a máquina e não a pessoa que tira fotos". A Nikon não disse isso! Ela enfatizou que fotógrafo e equipamento precisam estar no mesmo nível (no texto, foi usada a expressão "as good as", que é comparação de equivalência, e não de superioridade de um em relação ao outro).

  • Mauricio Rodrigues
    2011-09-30T17:16:33

    É...depois a Gretchen aparece trabalhando de garçonete lá no NETTOs em Orlando e ninguém sabe o porque?!?!?!...

  • Juliana Soares
    2011-09-30T14:56:10

    O comentário da Nikon foi infeliz...MAS ELA ESTÁ CERTA. Hoje, realmente, não precisa ser fotógrafo p/ conseguir alguns bons cliques. Os recursos das câmeras estão cada vez melhores e mais avançados, possibilitando que novatos - como eu - possam obter fotos que antigamente só os bons fotógrafos conseguiriam. Não estou tirando o mérito dos fotógrafos, que ganham a vida com esse trabalho. Vcs continuam sendo excepcionais. Mas apenas estou dizendo, e acho q foi isso que o Allan quis dizer, que a constante inovação tecnológica das câmeras permitiram uma aproximação de nós com esses profissionais.

  • Rafael Barreto
    2011-09-30T14:46:07

    Podem falar o que quiser mas falem de mim. Gostei da propaganda...

  • Luiz Martins
    2011-09-30T14:20:14

    As novas ferramentas de interação e comunicação propiciam este tipo de situação. Cada qual deve arcar com suas responsabilidades. Não dá é pra ficar a todo momento se desculpando por meros disabores.

  • Luanda Pereira
    2011-09-30T13:01:01

    Hoje é dia de Nikon, bebê!

  • Walter Oliveira
    2011-09-30T09:32:23

    Alan, vc é fotógrafo? Se é, deve ser daqueles que põe a máquina no tripé e vai tomar cafezinho. Se toca, cara, reconheço que a tecnologia ajudou e muito a melhorar a qualidade de imagem, bem como aumentou as possibilidades de recursos. Porém, nada adianta se por trás da máquina não tiver um olhar crítico e sensível. Eu sou fotógrafo e meus filhos sabem até manipular alguns recursos dos meus equipamentos. No entanto, as fotos que eles tiram ainda estão longe de serem apreciadas por algum bom observador.

  • Maria Reis
    2011-09-30T09:12:57

    a câmera é de grande ajuda com certeza, mas o fotográfo faz toda a diferença

  • Carlos Brito
    2011-09-29T22:11:44

    Já vi muita gente com equipamentos de primeira fazer tanta merda...Ter sensibilidade para captar o momento perfeito tá na alma de um grande profissional!

  • Rafael Lima
    2011-09-30T12:45:12

    A NIKON esta apenas enaltecendo seus equipamentos...Hoje em dia não se pode comentar mais nada.

  • Antonio Parra
    2011-09-30T12:39:25

    Um bom profissional é aquele que tem as melhores ferramentas para atestar a qualidade do seu trabalho, a histeria do povo sob qualquer opinião é o que mais marca os tempos atuais.

  • THEO MARQUES
    2011-09-30T12:17:06

    Allan, mais uma vez postando sem saber o que está falando. "A questão é fornecer um equipamento que capte o sentimento e a sensibilidade sem precisar de técnica..."estão distribuindo cérebros ultimamente??? Você deve ser um daqueles que tem uma calculadora HP financeira, mas não sabe nada de probabilidade e estatística...nada de economia! Captação de sentimento e sensibilidade, além de criatividade e oportunismo cabe ao fotógrafo!!! O equipamento é um mero facilitador. Ele te propicia captar aquilo que você quer, que você conceitua, que você cria.

  • Allan
    2011-09-30T11:38:20

    Tem comentarios tão idiotas que não valem ser comentados, aos que tem bom senso. A realidade é que todos os seres humanos tem sensibilidade, alguns mais outros menos, a questão aqui é fornecer um equipamento que capte o sentimento e a sensibilidade sem precisar de tecnica, isso é evolução. Se acham que compensa tanto assim ter uma tecnica unica e exclusiva que quase ninguem tem, então reclame do windows e nesse momento vc estaria escrevendo varias linhas de programação para lançar seu post, é simplificar para que todos usem, essa é a proposta...

  • Vágner Silva
    2011-09-30T11:23:38

    Luiz Neto, claro que um bom profissional tambem usa a câmera no automático ou você acha que em um casamento dá para ficar mudando a configuração toda hora ???? Não existe regra geral, fotografia artística não dá para fazer a todo momento, mesmo o enquadramento é acertado por photoshop. Uma boa máquina significa grandes imagens que não necessariamente significa grandes fotos.

  • Luiz Neto
    2011-09-30T10:01:48

    Alan, Um bom fotografo não usa cameras no automatico. Como disse o Walter, há de ser ter senso critico e sensibilidade. É como comparar um musico bom, mas que não cria nada, apenas reproduz. Saber enquadrar, usar a velocidade e aberturas é para poucos. Tenho certeza que tua camera é daquelas que vendem no mercado livre.

  • Gilson Oliveira
    2011-09-30T10:01:18

    Allan, que grande bobagem que vc postou, do que adianta vc ter a melhor maquina fotografica do planeta (indiferente de qual seja), se nao tiver alguem para "apertar o botao"??? Vc chegou no mesmo nivel estupido e mediocre da pessoa que fez o mesmo comentario na Nikon. As coisas nao funcionam assim. A evolucao das maquinas fotograficas sao e seram bem aceita sempre mas de nada valera se nao houver alguem que saiba captar aquele momento magico. Allan, volta pra sala pra terminar de assistir a novela...

  • Viviane Gouvea
    2011-09-30T09:57:37

    Alan, povinho e vc, que escreve invez...

  • Viviane Gouvea
    2011-09-30T09:54:46

    Como sempre, matetria muito mal escrita da Globo.com. Estamos acostumados com esta baixissima qualidade de textos? Bom, alem disso (escrevo sem acento pq meu computador nao tem) a cretinice do comentario da Nikkon esta alem de qualquer critica, tao imbecil e. Que se cuidem, pois outras marcas sao tao boas qto...

  • Alziro Xavier
    2011-09-30T09:11:26

    Vamos ver: Você não tem carteira de motorista e compra uma Super-Máquina, uma FERRARI. E ai, a Super-Máquina vai andar sozinha ? ou você vai fazer um curso para pilotar. Resumindo: NIKON ou CANON, o Profissional Fotográfico tem algo que Deus lhe deu e nenhuma máquina tem. A SENSIBILIDADE.

  • Allan
    2011-09-30T09:06:05

    100% certo o que a nikon postou, as cameras evoluiram e fazem realmente tudo sozinhas. Diferente do tempo que só algumas pessoas conseguiam tirar uma foto boa. Resumindo, fotógrafos vcs não servem mais para nada. Deixem que nossas cameras 100% automaticas façam tudo. E as pessoas ao invez de ficarem felizes que hoje temos excelentes cameras, ainda criticam. Vai entender o que passa na cabeça do povinho.

  • Edson Yui
    2011-09-30T08:09:56

    Ele esta refletindo o pensamento da empresa (todas as outras pensam da mesma forma), que quer vender maquinas e lentes. Acredito que empresa tem que ser crucificada sim ! Quem manda colocar um cara desses pra falar uma besteira dessas pra tentar convencer as pessoas a comprar seus produtos !

  • Cláudio Chaves
    2011-09-30T08:04:24

    Sinceramente me parece que quem postou pensou em algo e quando colocou no texto foi infeliz. Creio que queria dizer que não basta ser um bom fotógrafo se a lente não for boa, mas se perdeu na escrita. Muitos entenderam, mas criticar é esporte para algumas pessoas.

  • Max Dressler
    2011-09-30T07:57:20

    É por este e outros motivos que prefiro a Canon ... até a câmera é melhor!

  • Afonso Cardoso
    2011-09-30T07:45:19

    Acho que a pessoa que escreveu foi infeliz, queria dizer uma coisa e escreveu outra. Acredito que ela queria dizer que não basta ser um bom fotógrafo, tem que ter uma boa câmera também. Simples assim. Por outro lado acho as pessoas muito intolerantes, muitos entenderam a mesma coisa que eu, mas em vez de chamar a atenção para a má escrita, preferem crucificar a empresa.

  • Eduardo Long
    2011-09-30T04:35:45

    Uma câmera ajuda e muito o trabalho de um fotógrafo! Não tente ser profissional com uma câmera descartável, pois isto não existe. O Carlo A, fez o comentário correto: A câmera tem que ser boa para boas imagens; O fotógrafo tem que ser bom para boas fotos!