Fabricantes

21/09/2011 16h03 - Atualizado em 21/09/2011 18h50

Processador Nvidia Kal-El terá cinco, e não quatro núcleos

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A terceira geração de processadores NVIDIA Tegra foi detalhada em novos diagramas de sua arquitetura, e com uma surpresa muito agradável. O novo NVIDIA Kal-El terá cinco processadores, e não quatro, como foi previamente informado.

NVIDIA Kal-El (Foto: Divulgação)NVIDIA Kal-El (Foto: Divulgação)

Até então, poucos detalhes foram revelados sobre o novo processador, e a informação mais importante que foi divulgada era que o Kal-El seria o primeiro processador de quatro núcleos da empresa, sendo desenhado especificamente para o uso em dispositivos móveis de alto rendimento, como tablets e smartphones. Os documentos publicados hoje pela NVIDIA mostram vários pontos sobre esse processador, que conta com alta velocidade, melhor gerenciamento da bateria e GPU de melhor rendimento.

Esse quinto núcleo estará presente nos processadores padrão ARM Cortex A9 e deve funcionar de forma específica com as tarefas menos exigentes; e em segundo plano, para aumentar a autonomia da bateria do produto. Na prática, os núcleos principais ficariam responsáveis pelas tarefas principais, enquanto o quinto processador atuaria nos programas em segundo plano, ou recursos menores.

O núcleo adicional conta com uma frequência máxima de 500 MHz, e oferece uma eficiência energética (em watts) muito superior que o que temos atualmente quando o mesmo administra processos em segundo plano, como as notificações Push, os Live Wallpapers do Android, Widgets e sincronizações diversas. Com isso, o desempenho final do processador pode ser até 50% melhor em relação ao Tegra 2.

Já no quesito economia de energia, até 61% da bateria pode ser economizado durante a reprodução de vídeos em alta definição, e 34% durante os jogos, conseguindo uma autonomia única em smartphones ou tablets. Alguns detalhes importantes, como as frequências finais e os modelos que vão receber o processador, ficaram em segredo, mas essas e outras questões serão reveladas ao longo de 2012.

Via Gizmologia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vitor Arb
    2011-09-22T10:13:50

    Curti o nome.