30/09/2011 15h34 - Atualizado em 30/09/2011 15h34

Projeto conceitual “esconde” prédio no subsolo

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Anualmente lemos notícias sobre arranha-céus mais altos do mundo e projetos de engenharia e arquitetura para a superação desses marcos. De certa forma, tendo esse conceito em pauta, mas com abordagem um pouco diferente, o grupo mexicano de arquitetura BNKR resolveu bater e fundar um recorde, mas com um "arranha-solo".

Earthscraper (Foto: Divulgação)Earthscraper (Foto: Divulgação)

Chamado de Earthscraper, o conceito ganha forma como um enorme complexo de lojas e demais serviços. A construção entraria terra adentro em cerca de 300 m, bem no centro da Cidade do México. Uma de suas premissas seria não poluir o visual da cidade e do sítio histórico com seu grande volume.

O polêmico prédio com tamanho de 65 andares seria ocupado por espaços para uso de variados segmentos, como um museu de dez andares, localizado na porção mais baixa da construção, onde a memória do povo Asteca seria preservada; uma seção de compras na porção central – que deverá ser bastante equivalente ao que costumamos ver em shopping centers -, mais apartamentos e quartos para hóspedes, além de um pólo de negócios, provavelmente nos moldes dos anexos empresariais usualmente visto em shoppings.

Visual interno e previsões

Ponte do Earthscraper  (Foto: Divulgação)Ponte do Earthscraper (Foto: Divulgação)

No centro deste edifício às avessas seriam dispostas pontes, que teriam função turística e, talvez, de acesso, colaborando com a chegada dos usuários à demais regiões do Earthscraper sem a necessidade de uso de elevadores – medida ecologicamente amigável, por sinal. A alternativa ainda otimizaria em muito a experiência de estar dentro do conglomerado, podendo-se ver o corpo da construção em formato de abismo integralmente de qualquer ponto.

Apesar das perguntas e questionamentos, o planejamento da construção do Earthscraper pela BNKR ainda está em fase inicial, e nenhuma informação mais precisa sobre quando a obra ficaria pronta foi dada até o momento.

Projeto do Earthscraper  (Foto: Divulgação)Projeto do Earthscraper (Foto: Divulgação)

Via Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogerio Costa
    2011-10-03T21:47:42

    Resiste aos terremotos?

  • Samuel Bruno
    2011-09-30T23:20:32

    tudo que é novo causa uma certa resistência no começo, mas tomara que tudo dê certo ...

  • Rui Fonseca
    2011-10-14T10:51:48

    e se der enchente?

  • Luciano Lopes
    2011-10-04T11:12:20

    Olha a coméia do Resident evil sendo criada.. =]