20/09/2011 09h17 - Atualizado em 20/09/2011 09h17

Projeto conceitual mostra como você pode cozinhar no futuro

Bárbara Gaia
por
Para o TechTudo
Eco Cook. (Foto: Divulgação)Eco Cook. (Foto: Divulgação)

O Eco Cook foi desenhado por Seung-man Lee & Tae-hyeon Kim e selecionado, em 2010, para o Koddco, importante competição de design digital na Coreia. Seu objetivo é a redução de dióxido de carbono da atmosfera durante o preparo dos alimentos no fogão.

De acordo com os criadores do Eco Cook, 85% dos poluentes produzidos nas cozinhas vêm principalmente dos fogões a gás, onde 64% do CO2 é emanado através do aquecimento e cozimento.

Sistema de crédito do Eco Cook (Foto: Divulgação)Sistema de crédito do Eco Cook (Foto: Divulgação)

O sistema é parecido com o apresentando no microondas. O eletrodoméstico inteligente responde a sensores que reconhecem a área que está sendo utilizada, aquecendo somente 85% de toda sua superfície. Outra de sua característica seria a de maximizar o potencial do aumento de temperatura ao mesmo tempo que economiza energia e reduz as emissões de CO2.

Além disso, dentro do Eco Cook existe um cartão que contabiliza o quanto já foi poupado de energia e o quanto de dióxido de carbono deixou de ir para o meio ambiente. Essa soma é revertida em pontos que se transformam em dinheiro para ser doado a instituições de caridade em países necessitados.

A ideia de Seung-man Lee & Tae-hyeon Kim com a iniciativa de doação é tentar ser parecida com a que alguns países já fazem através dos Créditos de Carbono. O acordo, surgido no fim da década de 1990, pelo Protocolo de Kyoto, estabelece que a redução de uma tonela de dióxido de carbono equivale a um crédito - uma espécie de mercadoria que pode ser comercializada no mercado internacional.

Via: Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares