Plataformas online

02/09/2011 12h40 - Atualizado em 02/09/2011 12h40

Retro/Grade: game de tiro espacial e ritmo jogado ao contrário, com guitarra

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

De todas as misturas de gêneros que encontramos nos últimos anos, poucas tiveram um resultado tão estranho e, ao mesmo tempo, intrigante quanto a premissa de Retro/Grade. Misturando games de tiro espacial como Gradius, jogos de música e ritmo como Guitar Hero e até viagem no tempo.

Retro/Grade (Foto: Divulgação)Retro/Grade (Foto: Divulgação)

Retro/Grade é um jogo que começa no fim. Sim, no comando de uma nave, você já derrotou o último chefe e assiste os créditos subirem na tela, até que uma explosão faz o fluxo do tempo começar a ir para trás, obrigando o piloto a desviar dos tiros inimigos e vê-los voltando para as suas naves de origem, assim como pegar de volta todos os tiros que disparou neles e assistir as naves inimigas se reconstruindo das explosões na sua frente. Esquisito, não?

A jogabilidade funciona da seguinte maneira: as naves inimigas voam em quatro alturas distintas, e os tiros que a sua nave dispara mudam de cor em cada altura. O mais alto é verde, depois vermelho, amarelo, azul e o mais baixo é laranja. Familiar? Os tiros deixam um rastro no espaço, e é neste rastro que eles voltam para a nave, agora que o tempo está correndo ao contrário. Ao encostar a nave os jogadores devem “tocar a nota” correspondente à cor do rastro, fazendo os tiros voltarem e respeitando o que já aconteceu.

Isso porque se o jogador errar o retorno do tiro para a nave, acontece o que poderia ser descrito como um “paradoxo temporal” no qual o jogo avança um pouco pra frente, a sequência de tiros muda e o comando volta para o jogador. Mais interessante que esses detalhes é que como o tempo está voltando, sua pontuação também cai em cada fase, que começa pelo maior score possível e vai diminuindo a cada tiro absorvido. Existem até power-ups como multiplicadores, que são ativados apontando sua guitarra para cima. O objetivo é fazer a menor pontuação possível.

Desenvolvido pela 24 Caret Games exclusivamente para a PSN, Retro/Grade ainda não possui data de lançamento, mas deve sair ainda este ano. Fique com o trailer:


Via Joystiq

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares