07/09/2011 11h41 - Atualizado em 07/09/2011 11h41

Rimino, um conceito de papel eletrônico

Bárbara Gaia
por
Para o TechTudo

Chamado de “um toque humano para a experiência móvel”, o Rimino foi um projeto desenvolvido pelo designer Amid Moradganjeh, com a colaboração da Microsoft, para sua tese no Umeå Institute of Design. A proposta seria transformar os aparelhos móveis em papéis eletrônicos que respondessem a simples comandos do usuário ou ao ambiente à volta.

Rimino (Foto: Divulgação)Rimino (Foto: Divulgação)

O designer acredita que o futuro da computação está no mobile e queria criar um sistema operacional que explorasse a interface do jeito mais natural possível para as pessoas. Para Amid, essas oportunidades estariam relacionadas ao uso de texto, voz e imagem, além da forma de navegação. Ele cita como exemplo o tamanho pequeno que os aparelhos têm e que faz da escrita uma tarefa mais trabalhosa. Seria preciso, então, ir além da limitação da tela para trazer uma maior praticidade.

Uma outra ideia seria em relação a função de telefone, fazendo com que o gesto de colocar o aparelho próximo à orelha e dizer o nome do contato sejam suficientes para realizar a ligação.

Mais uma interessante função que o Rimino adotaria seria a de identificar se o usuário tivesse perdido o aparelho. Nesse caso, o próprio device mandaria um e-mail sobre sua atual localização e impediria seu funcionamento até que o dono estivesse com ele novamente em mãos.


No site oficial do Rimino, Amid não apresentou uma previsão de levar o projeto para o mercado.

Via Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares