26/09/2011 07h20 - Atualizado em 26/09/2011 14h25

Sete franquias que nunca ganharam um videogame decente

Aline Carvalhal
por
Da redação

Fator de inovação para os videogames a partir da década de 90, a adaptação de sucessos das telinhas (e telonas) para os jogos eletrônicos até hoje movimenta – e muito - o mercado gamer, arrecadando milhões de dólares para as desenvolvedoras e donas dos principais consoles.

Os jogadores fãs de desenhos animados, quadrinhos, filmes, e seriados frequentemente vêem seus personagens favoritos adaptados para os games tendo com isso um fator a mais para adquirir títulos como X-Men Origins: Wolverine (para XBOX) ou The Simpsons (para PS3). Mas de volta a década de 90, quando técnica da importação de personagens se consolidou no território brasuca, tivemos de engolir muita coisa mal feita.

Por mais divertidos e inovadores que alguns títulos da época fossem, não era raro nos depararmos com nossos personagens favoritos metidos em enredos infieis, vivendo histórias simplórias e desconexas em uma louca - e muitas vezes entediante - aventura.

O site thesmokingjacket.com separou sete franquias de sucesso que tiveram adaptações questionáveis para os videogames. Confira a lista e deixe a sua opinião!

1 - South Park

South Park Rally (Foto: Reprodução)South Park Rally para N64(Foto: Reprodução)

Os Simpsons finalmente conseguiram um bom jogo com os roteiristas da série trabalhando com os desenvolvedores do game. Por que não fazer o mesmo com South Park ? A série é tão absurda, tão aleatória, e tão surreal, que deixar seus criadores a solta provavelmente renderia vários jogos com uma quantidade considerável de material e horas de diversão. E olha que nem é necessário juntar os capítulos para formar uma história maior que faça algum sentido. É só escrever um bando de novos episódios ridículos e enfiar Cartman e compania neles. Diversão na certa.

Pode até soar meio vago e duvidoso, mas é certamente melhor do que aquilo a que fomos submetidos no passado: Games de plataforma e jogos de corrida estrelando os personagens e suas vozes. O gênio que criou South Park merece algo melhor do que inserir “kick-ass” na fala do personagem. Não é assim que se faz um jogo de South Park.

2 - Friday 13th

Friday 13th (Foto: Reprodução)Friday the 13th, de 1989, para NES(Foto: Reprodução)

Com uma nota oitavada tocando repetidamente, você vaga como um idiota, completamente perdido e segurando um mapa que não corresponde a absolutamente nada, temendo lutar com o terrível Jason. Você, claro, não pode fazer nada além de correr. Até porque, é exatamente como qualquer um de nós reagiria a um monstro com um machado. Correria por nossas vidas.

Qualquer sistema ultrapassado cumpriria essa premissa com uma navegação menos complicada do que Friday the 13th . O que poderia ter sido o jogo original do maior psicopata das telonas, acabou como a mais frustrante experiencia do mundo dos games.

3 - Itchy and Scratchy 

Itchy and Scratchy (Foto: Reprodução)Itchy and Scratchy, de 1993, para Genesis, SNES e Game Gear (Foto: Reprodução)

Comichão e Coçadinha são como Tom e Jerry usando esteróides ultraviolentos. Como destruir um enredo tão fácil? Simples: apenas faça do jogo um ridículo side-scrolling. Sem sangue, sem vísceras, sem nada. Claro, você pode matar o Comichão, mas da maneira mais insatisfatória possível. É mais chato do que pisar em tartarugas e cogumelos.

Os ambientes 3D de hoje, seriam perfeitos para um jogo de Comichão e Coçadinha. Escolher um dos personagens e perseguir o outro através dos mais vastos e expansivos mundos. Qualquer coisa seria uma arma, você apenas teria um rival ( ao contrário dos estupidos jogos cheios de inimigos aleatórios necessários para passar de fase), e verdadeiramente um matar ou morrer. Claro, haveria muito mais sangue, mas é pra isso que serve a censura, não?

4 - Animaniacs

Animaniacs (Foto: Reprodução)Animaniacs, de 1994, para SNES e Mega Drive (Foto: Reprodução)

Muito mais poderia ter sido feito com esse show. Existiam pelo menos 20 personagens na série e cada um deles merecendo seus próprios mini-games e fases. Se colocar Yakko, Wakko e Dot para coletar páginas de um roteiro de filme foi mesmo o melhor que os desenvolvedores puderam fazer, ou eles eram totalmente idiotas ou não estava dando a mínima para o produto. Obviamente essa foi a última aposta na série.

Mas não é tarde demais. Muitos que cresceram assistindo Animaniacs ainda jogam e gostam de games nostalgicos. Então por que não fazer uma aventura completa e épica em 3D com direito a todos os personagens de Animaniacs dos quais nós lembramos e amamos? Até Chicken Boo se sairia bem em uma fase onde tentaria chegar até o fim sem ser reconhecido em uma roupa de encanador.

5 - Three Stooges

Three Stooges (Foto: Reprodução)Three Stooges, de 1987, para NES(Foto: Reprodução)

A versão para NES de Larry, Curly e Moe tinha a premissa certa: os garotos tentavam conseguir dinheiro trabalhando em vários lugares estranhos. Pena que eles erraram um pouco a mão. Primeiro, eles estavam juntando dinheiro para salvar um orfanato, uma causa tão boa e justa que os reais Três Patetas seriam estúpidos e egoístas demais para apoiar. Ainda, eles nunca lutavam entre si no jogo, o que é simplesmente um sacrilégio. Nenhum jogo dos Três Patetas estaria completo sem ao menos um minigame de “torturar Curly” para ajudar a aliviar o estresse.

Finalmente e talvez o mais importante de todos: o objetivo era se sair bem nos empregos? Vencer uma luta de boxe? Vencer a competição de tomar sopa? Um jogo dos Patetas fiel deveria ser exatamente o oposto: quanto pior fosse sua performance no emprego, quanto mais dano você causasse, e mais confusão você se metesse, melhor. Não precisaria de órfãos.

6 - Michael Jackson

Moonwalker (Foto: Reprodução)Moonwalker, de 1988, para Mega Drive (Foto: Reprodução)

Temos que admitir, Michael Jackson foi um personagem de desenho animado em pessoa. Por isso, seu jogo poderia ter sido uma magnífica brincadeira com todas as histórias de tablóide que ele inspirou. De verdade, você não jogaria um jogo onde você, como Michael, vasculhasse um túmulo em busca da ossada do Homem Elefante? E mais, uma fase onde você tem que fazer de Michael um cara tanto branco quanto atraente poderia ter sido a coisa mais desafiadora do mundo dos games. 

Infelizmente, o melhor que conseguimos foi Moonwalker para Mega Drive, onde você chuta pó mágico nos olhos dos “suaves criminosos” e zombies de Thriller enquanto salva criancinhas de Joe Pesci. Mas não se preocupe, elas eram todas meninas, então o jogo não foi prenúncio de nada. Ah, e um jogo musical onde só toca músicas do Michael? Não ficaria bem. Está ótimo e lindo usar o AC/DC, um grupo que também faz música…

A vida de Michael merecia algo muito melhor.

7 - Bugs Bunny

Bugs Bunny (Foto: Reprodução)Bugs Bunny (Foto: Reprodução)

A menos que alguém tenha coragem de escrever o roteiro para um jogo de videogame rude, cruel e de certa forma racista nos dias de hoje, Pernalonga já era para os games. Até mesmo se alguém assim surgir, Pernalonga pertence a uma gigante corporação que não permitiria isso nem em um trilhão de anos. Então sim, Pernalonga já era.

O personagem esteve em muitos jogos diferentes e todos eles eram ruins. Por quê? Porque os sistemas de antigamente não podiam dar conta da palhaçada sem fim aliada a pura violência, fatores que fizeram do Perna tão popular. Jogos eram voltados exclusivamente para crianças e paradoxalmente muito conteúdo nos desenhos eram direcionado para adultos, ou taxado de politicamente incorreto e declarado ofensivo nas décadas passadas.

Então, nosso querido Perna, para sobreviver as eras, teve seu personagem esmoecido nos games até o ponto dele evitar seus inimigos, só para encontrar todos eles na sua festa de aniversário. O jogo todo era os “amigos” de Pernalonga, pregando uma peça “muito engraçada”, sendo que eles deveriam estar querendo matá-lo, como no desenho. O fato de Pernalonga não sacar uma arma do tamanho do Mount Rushmore e explodir todo mundo faz com que ele passe longe de um personagem de videogame interessante. Muito idiota.

Via TheSmokingJacket 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Ceranto
    2011-09-27T12:58:31

    Nossa, que absurdo. Moonwalker do Michael Jackson é um excelente jogo assim como a maioria que você listou. Cá entre nós, são épocas diferentes. Com certeza em 1994 um jogo como o do Michael valia a pena, até porque a geração 16bits era a melhor da época. Isso vale também para os outros games. Animaniacs por exemplo, nem na TV passa mais, pra que fazer jogo de Play 3? Faltou pesquisa e "feeling" hein?

  • Wanderson Borges
    2011-09-27T09:57:43

    Sra. Aline Carvalhal vai escrever no EGO que vc ganha mais, tenha mais bagagem para falar de Games como Moonwalker e outros aqui da lista... não sai repetindo o que outros sites falam, pois no Brasil esses jogos foram clássicos de uma geração que certamente vc não fez parte...

  • Jarbas Lacerda
    2011-09-26T20:26:08

    O pernalonga tinha um jogo bem bacana no SNES, Bugs Bunny in Rabbit Rampage. Não faz sentido ele estar na lista.

  • Caio Avelar
    2011-09-26T17:18:52

    Discordo da presença do ANIMANIACS e ainda da presença do Michael Jackson na lista. Sempre gostei muito dos dois jogos... Sendo que o do Michael ainda era um dos meus favoritos. Botar a galera toda pra dançar com o especial, virar robô quando caía a estrela cadente... Digo mais, conheço muita gente que gostava também. Sobre o Pernalonga, esse jogo não foi legal mesmo. Mas tinha um chamado Tiny Toon - Wacky Sports Challenge que era com as "versões mirins" da galera e era muito maneiro. Plucky, Perninha em vários mini-games. Muito legal.

  • Mkassas
    2011-09-26T19:17:13

    Aff falar que Moonwalker só fez sucesso no MD realmente , quem escreveu essa redação entende de Tricô rsss.... ao contrário filinha teve sucesso por causa do ARCADE ..ok para de escrever bobagens...eu mereço

  • Teron Vviel
    2011-09-26T17:22:45

    Recomendo trocar de área a pessoa que escreveu isso, está claro que entende tanto de videogame quanto a Paris Hilton entende de futebol.

  • Joaquim José
    2011-09-26T12:47:28

    Discordo TOTALMENTE da presença de Animaniacs nesta lista. O Mega e o SNES receberam jogos diferentes, e ambos excelentes games de plataforma. Alguém desse site aí, que elaborou a lista, simplesmente não jogou ou tem um péssimo gosto, e a Globo.com, na falta de notícia melhor, simplesmente replica aqui.

  • Rodolfo Olivastro
    2011-09-26T12:31:08

    Esse cara realmente só fala besteira.... animaniacs, south park pro 64 e o joguinho do micheal jackson foram sucesso absoluto para todos que jogaram...e que ainda baixam emuladores pra jogar até hj...NOTICIA FAIL isso sim

  • Rafael Souza
    2011-09-26T12:04:29

    Acho que vocês deviam desistir de escrever sobre games... não é possível tanta gente desinformada. The Three Stooges do NES é uma adaptação muito inferior do game que saiu originalmente pros computadores Commodore Amiga. A versão original tinha gráficos muito bons para época. Falaram do Moonwalker do Mega (que é um jogo *EXCELENTE*), e ignoraram a versão arcade. Ainda tem o Moonwalker dos computadores, esse sim, uma atrocidade (E preferiram ignorá-lo para falar da versão excelente do Mega-Drive) Michael Jackson ainda está nos games Space Channel 5 part 1 e part 2, q vcs tambem ignoraram...

  • Priscila
    2011-09-26T15:33:10

    Cara, eu adorava jogar animaniacs, e olha q era um jogo bem dificil de passar!!!!

  • Erick Almeida
    2011-09-26T15:12:45

    Joaquim José Discordo TOTALMENTE da presença de Animaniacs nesta lista. O Mega e o SNES receberam jogos diferentes, e ambos excelentes games de plataforma. Alguém desse site aí, que elaborou a lista, simplesmente não jogou ou tem um péssimo gosto, e a Globo.com, na falta de notícia melhor, simplesmente replica aqui. vdd , animanics passei horas jogando, é um jogo mto bom e dificil ;D

  • Allan
    2011-09-26T15:04:19

    Acho que o pessoal do TheSmokingJacket deve começar a fazer analise do cabelo da barbie, pq de video game ja deu pra perceber que eles nao entendem nada

  • Murillo Pinheiro
    2011-09-26T14:03:42

    Nossa, as opiniões até que são boas, mas os textos estão muito mal escritos.

  • Eduardo Oliveira
    2011-09-26T12:51:57

    E o Michael Jackson, além de terem injustiçado o Moonwalker como falaram, ainda tem os jogos de dança no wii e x360 pelo menos, que eu partuclarmente achei excelente.

  • Cristiano Reis
    2011-11-10T02:27:07

    Realmente, a maioria é clássico, e south park teve um jogo de tiro em primeira pessoa ótimo para a epoca! Tente pesquisar sobre o assunto antes de copiar as noticias q te jogam no colo.

  • David Azevedo
    2011-09-28T10:16:30

    Li todas as materias, mas so porque te achei linda... parabens gostei muito das publicações e meu jogo favorito é Animaniacs... abraços

  • Aline Melo
    2011-09-27T14:11:11

    Obrigada a todos que se manifestaram. Consideramos muito a opinião de vocês. A matéria é uma replicação do site TheSmokingJacket e está sim sujeita a críticas. Continuem participando!

  • Sandro Santos
    2011-09-26T11:44:00

    Não é possível que não estejam revisando os textos. Tem pata duas vezes aí, quando deveria ser para. "A versão pata NES..." e "A menos que alguém tenha coragem de escrever o roteiro pata um jogo de videogame rude, cruel e de certa forma racista nos dias de hoje, Pernalonga já era para os games."

  • Weber Assis
    2011-09-26T10:57:42

    Moonwalker poderia não ser um primor gráfico , mas o jogo é divertidíssimo. Levando em conta as limitações da época pode-se considerar que foi um jogo bem acabado sim. Só perde pra versão Arcade que é muito mais divertido. Acho um tanto injusto esse jogo estar nessa lista existem outros beeeeeeeeeeeeeem piores. Ex.: Bethoven,Power Rangers e tantos outros....