Internet

30/09/2011 11h48 - Atualizado em 30/09/2011 11h49

Site Timelines.com processa Facebook por violação de propriedade intelectual

Thiago Barros
por
Para o TechTudo
Site Timelines.com (Foto: Reprodução)Site Timelines.com (Foto: Reprodução)

O momento para o Facebook parecia ser de extrema calmaria. Lançando novos projetos, com um crescimento maior do que o de toda a sua história… Mas a maré virou para a empresa de Mark Zuckerberg. Depois da polêmica envolvendo o rastreamento de informações dos usuários até mesmo após eles fazerem logout da página, agora a rede social terá que arcar com um processo de violação de propriedade intelectual.

Tudo porque o novo modelo de perfil do Facebook, lançado durante a F8 na última semana, tem o nome de “Timeline”. O problema é que já existe um site com um nome bem parecido na internet, o Timelines.com. Nele, basicamente, as pessoas podem compartilhar e ver conteúdo sobre eventos históricos, por ordem cronológica, em formato de linha do tempo. A banda Pink Floyd, por exemplo, tem um perfil na página.

Timeline do Facebook. (Foto: Reprodução)Timeline do Facebook. (Foto: Reprodução)

Dona das marcas registradas “Timelines”, “Timelines.com” e “Timelines & Design”, a empresa não pensou duas vezes e colocou o Facebook na Justiça. Pequena companhia de Chicago, a Timelines divulgou um comunicado explicando suas razões para o processo e alegou que as mudanças no Facebook podem “eliminá-la” do mercado.

- O Facebook anunciou que irá utilizar a marca registrada Timelines como parte central de um novo projeto seu – e inclusive já vem utilizando. Esta atitude, devido ao tamanho do Facebook, pode causar confusão em quem quiser acessar o Timelines.com e acabar eliminando o site, dando ao público a errada ideia de que, de alguma forma, a Timelines está ligada de algum jeito a este novo projeto do Facebook – diz o processo.

Via TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mario Mitterofhe
    2011-10-03T13:24:23

    NÃO CONCORDO COM NADA QUE ESSA TIMELINE FAZ, MUITO MENOS COM A FALTA DE PRIVACIDADE E A INVASÃO DE PIVACIDADE QUE NOS CAUSOU! GOSTARIA DE TER MINHA PRIVACIDADE E TER O PODER DE ESCOLHER SE QUERO SITES E IMAGENS PORNO NO MEU FACE E NO DE MINHAS FILHAS, PORTANTO SE ALGUEM AQUI TEM QUE PROCESSAR ESSE ACHO QUE SOU EU EVÁRIOS PAIS E MÃES QUE SE SENTIREM DESONRADOS COM DANOS MORAIS E ETC...

  • Victor Forganes
    2011-10-01T06:37:03

    so quer se aparecer, agora todo mundo sabe q existe este site, alem de querer pegar a grana do facebook

  • Fernando Pimentel
    2011-10-01T04:06:18

    O kra so quer ganhar uns trocados do facebook :) n vai fazer falta no bolço do Mark

  • Marcelo Rodrigues
    2011-09-30T21:25:37

    O problema não é o TERMO, e sim o PROJETO. É óbvio que "timeline" é um termo genérico e muito utilizado por sistemas, sites, softwares etc. Porém, nesse caso específico, o Facebook está usando como um PROJETO, o qual o TIMELINES também o é. A preocupação deles é normal, de perder visibilidade, já que é um projeto bacana (o que NINGUÉM que comentou visitou e nem deu os créditos AINDA) e ante o Facebook, que tem uma visibilidade enorme, perca importancia. Vai dizer que se voce tivesse um projeto assim ficaria em cima do MURO? Só tem santo aqui? Ah, conta outra. Facebook não é esse SANTO todo.

  • Antonio
    2011-09-30T19:04:02

    É realmente puro oportunismo. muitos serviços e sites tem uma timeline, afinal é uma palavra comum. Agora é possível ser dono de uma palavra? Posso ser dono da palavra saudade e processar todo mundo que usar? Como ja foi dito aqui, até o twitter tem uma timeline e outras redes sociais também, cada uma apresentada de uma forma e são linhas do tempo pessoais e não históricas. Este timelines.com só encontrou uma maneira de chamar atenção para o site desconhecido deles e tentar ganhar uns $$. Até onde eu sei no facebook se chama TIMELINE e o deles é TIMELINES com S

  • Marco Vojvodic
    2011-09-30T18:18:21

    Caro Marcelo "Trata-se exatamente de quase a mesma coisa" não quer dizer nada.

  • Otavio Barros
    2011-09-30T18:05:14

    Nada parecido, TimeLine também é usado pelo twitter, então vão processar o Twitter também? é bem engraçado que se colocar um nome em alguma coisa hoje já gera processo na justiça... Acho que deveriam ter visto as diferenças e depois sim tentado conversar, caso não tivesse conversa ai sim deveriam ir na justiça, mas como o mesmo não são iguais... então...

  • Marcelo Rodrigues
    2011-09-30T17:13:25

    Pode parecer oportunismo, mas não é. Nesse caso, realmente eles tem razão. O Tiimelines.com já existe a algum tempo e possui informações bem interessantes e organizadas exatamente na forma de uma de uma "linha da vida" histórica. Trata-se exatamente de quase a mesma coisa. O Facebook usar como um "recurso", tudo bem, mas usar como nome de um "projeto" na internet, aí não, aí é realmente passar por cima dos outros.

  • Rafael Barreto
    2011-09-30T16:57:15

    Nossa... mais uma informação relevante para minha vida..