Sistemas Operacionais

30/09/2011 15h18 - Atualizado em 30/09/2011 15h18

Sophos reprova o anti-vírus nativo do Windows 8

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A empresa de segurança de software Sophos afirmou que a solução de anti-vírus da Microsoft presente de forma nativa no Windows 8 “ainda não está pronta, e tem um longo caminho a percorrer”.

Alerta de vírus do Windows 8 (Foto: Reprodução)Alerta de vírus do Windows 8 (Foto: Reprodução)

O assessor de segurança da Sophos do Canadá, Chester Wisniewski, avaliou o software de anti-vírus do Windows 8 durante os testes de um novo software. Wisniewski testou o Microsoft Windows Defender, que vem integrado ao sistema, com um vírus básico, o EICAR, que produziu um erro na inicialização do sistema. A plataforma, no entanto, não conseguiu alertar da presença de um vírus ou alguma anormalidade.

“Eu estava muito confuso, e comecei a me perguntar se o Windows 8 realmente tinha algum anti-vírus integrado”, disse Wisniewski em seu blog na última sexta-feira (30/09). Então, ele passou a testar várias outras amostras de malwares, e concluiu que o Windows 8 identificou apenas 50% delas.

Wisniewski também testou malwares típicos dos sistemas Mac, Linux e Windows, para avaliar se o anti-vírus do Windows 8 é capaz de detectar malwares de múltiplas plataformas. “O software foi bem sucedido ao detectar as amostras de falsos anti-vírus para Mac, Windows e Linux”, diz Wisniewski. “Ele também registrou alguns eventos com o Windows Defender no Visualizador de Eventos, para as amostras que o programa detectou e me alertou”, conclui o assessor da Sophos.

As observações de Wisniewski foram feitas sobre um software que é apenas um preview, e que, obviamente, precisa se desenvolver. “Embora o Windows Defender tenha detectado algumas amostras de vírus, ele não está pronto para ser utilizado pra valer. Mas é bom ver que a Microsoft está se preparando para detectar softwares maliciosos para os três principais sistemas operacionais”, acrescentou o analista.

A Microsoft planeja reformular completamente o Windows Defender para o Windows 8. A fabricante pretende lançar um conjunto de assinaturas de malware através do Windows Update, para atualizar o programa. O Windows Defender para Windows 8 inclui novidades como detecção em tempo real e proteção contra malware usando um sistema de filtro de arquivos.

Via WinRumors

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares