Jogos de esporte

07/09/2011 16h42 - Atualizado em 07/09/2011 16h42

Top 10: Piores games de futebol

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

Futebol é, sem dúvida, o esporte mais difundido no mundo. Com raras exceções, o planeta inteiro respira futebol todos os dias, seja nos campeonatos nacionais e copas do mundo, das peladas em terrenos baldios e das embaixadinhas nas horas vagas, não há como negar a força e a atração que as pessoas tem por ele. Não é à toa que a FIFA possui mais filiados que a ONU! Atualmente 204 contra 191, para ser mais exato.

E é claro que com os videogames não poderia ser diferente. Games simuladores de futebol existem desde 1979, com NASL Soccer, para o Intellivision, que já apresentava várias das mecânicas que usamos até hoje mas, infelizmente, como em qualquer outro gênero – ou em qualquer partida de futebol –, pequenas decisões erradas são capazes de estragar toda a experiência de jogo. A seguir veremos algumas das piores mancadas nos games de futebol em mais de 30 anos de diferentes tecnologias, abordagens e substituições.

10 – Sensible Soccer (PC / Amiga / Atari ST, 1992)

Sensible Soccer  (Foto: Divulgação)Sensible Soccer (Foto: Divulgação)

O primeiro da lista é um dos primeiros games de sucesso do gênero, mas a verdade é que na época simplesmente não haviam muitas opções. Com uma visão aérea chapada e reta e atletas que usavam o menor número de pixels possível, o jogo sofria do mal de parecer se jogar sozinho. Pelo uso de poucos botões, não havia a criação de grandes jogadas, e o design dos jogadores não passava muita emoção. Havia jogos muito mais avançados para a época e este acabou perdendo para as suas próprias limitações. As edições seguintes avançaram muito em vários recursos, principalmente os gráficos.

9 – Soccer Kid (SNES / Amiga / 3DO, 1993)

Soccer Kid (Foto: Divulgação)Soccer Kid (Foto: Divulgação)

Longe de ser um genuíno simulador do esporte, neste estranho título de plataforma a Copa do Mundo (a taça, não o evento) foi destruída por alienígenas (!) em cinco partes, espalhadas em cinco países do mundo, e cabe ao jovem Soccer Kid reuní-las. O jogo usa várias diferentes jogadas com uma bola nos pés para se movimentar pelas fases, mas falha como jogo de plataforma e de futebol – melhor se o jogador perder a bola, ele volta para os seus pés como num passe de mágica –, e ainda estimula o uso de uma bola como arma para acertar pessoas e animais na rua. Péssimo exemplo.

8 - Peter Shilton’s Handball Maradona (Commodore 64, 1986)

Peter Shilton’s Handball Maradona  (Foto: Divulgação)Peter Shilton’s Handball Maradona (Foto: Divulgação)

Pode um jogo de futebol ser inspirado por uma única jogada? O gol de mão que Diego Maradona fez contra a Inglaterra nas quartas-de-final da copa de 86 foi a base deste título, no qual os jogadores controlam apenas o goleiro. Seria uma boa ideia para um modo carreira, mas este título – que faz uma homenagem ao goleiro britânico que mais participou de jogos oficiais com a camisa da sua seleção – só oferece, no máximo, uma série de amistosos que não valem nem uma taça. Além disso, a jogabilidade é extremamente travada e exige reflexos de piloto de caça.

7 – Mia Hamm Soccer 64 (Nintendo 64, 2000)

Mia Hamm Soccer 64 (Foto: Divulgação)Mia Hamm Soccer 64 (Foto: Divulgação)

Tinha tudo para ser uma grande celebração do futebol feminino, que ganhou grande destaque na mídia graças à atacante da seleção americana, Mia Hamm – a maior artilheira da história do futebol nos Estados Unidos, inclusive entre os homens –, mas seu jogo fica devendo em diversos aspectos, falta som nos estádios, animações mais fluidas, controles com melhor tempo de resposta e até gráficos, que eram borrados demais. O N64 já tinha o seu International Superstar Soccer. O futebol, principalmente o feminino, merecia um exemplo de concorrência à altura.

6 – Captain Tsubasa (NES, 1989)

Captain Tsubasa (Foto: Divulgação)Captain Tsubasa (Foto: Divulgação)

Uma famosa série de mangás e animês, Captain Tsubasa foi criado em 1981, contando a história de um time de futebol japonês, com habilidades poderosas e exageradas (sendo, inclusive, inspiração para o filme Shaolin Soccer). Os games, por outro lado, tem um estranho formato de RPG: ao encontrar um jogador com a bola, começa uma batalha em turnos, com opções como “fazer pressão” ou “carrinho”. Na área, após a cobrança de um escanteio, ao alcançar a bola o jogo parava e perguntava “cabecear” ou “bicicleta”. Embora ganhe pontos pela originalidade, o jogo estragava toda a emoção e timing do esporte.

5- Ronaldo V-Football (PSOne, 2000)

Ronaldo V-Football (Foto: Divulgação)Ronaldo V-Football (Foto: Divulgação)

Lançado somente na Europa, este é mais um caso de homenagem que não deu certo. O primeiro e único jogo a ser aprovado oficialmente pelo Fenômeno é um completo desastre. A jogabilidade travada é uma vergonha para o jogador, que estava no auge da carreira na época. Além de visualmente ofensivo, jogo é apenas parcialmente licenciado, com apenas algumas seleções com os nomes corretos dos jogadores. Não há muita variedade entre a jogabilidade de cada atleta e várias jogadas são simplesmente impossíveis, graças a um atraso na resposta dos comandos no controle.

4 – Mundial de Fútbol (PC / MSX, 1990)

Mundial de Fútbol  (Foto: Divulgação)Mundial de Fútbol (Foto: Divulgação)

Desenvolvido em espanhol, este jogo conseguiu um feito curioso: apesar do nome, só chegou às prateleiras após a Copa do Mundo de 90, graças a atrasos na produção. Como se isto não fosse um problema suficiente, o título apresenta uma interface que limita muito a visão do campo, com um ângulo fechado demais. Há um radar ligado constantemente, mas por ser pequeno acaba desviando a atenção do jogo. A taxa de frames baixa também contribui para a péssima experiência. O jogo ainda é lento e eventos como faltas e saídas de bola demoram a devolver o controle da bola ao jogador. A versão para MSX é ainda pior.

3 – Mega Man Soccer (SNES, 1994)


Juntar o esporte mais famoso do mundo e um dos heróis mais famosos dos games parecia uma boa ideia, mas o resultado foi bem abaixo do esperado. Com uma sofrível inteligência artificial de movimentos repetitivos, este jogo acabou baseado puramente nos power-ups obtidos durante as partidas, usados pelo seu time de “Mega Men” para acertar os times rivais, compostos de robôs contruídos pelo Dr. Willy. O game chegava a ficar lento quando muitos jogadores apareciam na tela ao mesmo tempo (bolas na área eram quase garantia de lentidão) e perdeu para a sua própria falta de profundidade.

2 – Actua Soccer (PC / PSOne, 1995)


É dificil criticar Actua Soccer, já que foi o primeiro game de futebol com gráficos em 3D poligonal, e por isso merece crédito pelo pioneirismo. Mas a verdade é que é um jogo frustrante. O título tenta desesperadamente vender seu “realismo gráfico”, mas falha miseravelmente o tempo todo. Dá vontade de desligar o PC e correr para um Super Nintendo e jogar International Superstar Soccer Deluxe. Mesmo com atletas profissionais fazendo captura de movimento, os jogadores no game parecem robôs, flutuando sem peso no gramado. As edições seguintes apresentaram várias melhorias, mas ainda foram inferiores à série FIFA, que usou o 3D melhor.

1- Pure Futbol (PS3 / Xbox 360, 2010)


Estamos em uma época em que as empresas simplesmente não podem se dar ao luxo de oferecer um jogo medíocre. E “medíocre” é a melhor maneira de descrever Pure Futbol. Enquanto FIFA e Pro Evolution Soccer lutam todos os anos para criarem experiências cada vez mais próximas do que vemos na TV, este jogo vai na direção contrária, com um futebol cinco-contra-cinco travado, ângulo de câmera fixo que atrapalha a visão geral do estádio, visual cartunesco, poucos clubes e seleções, estádios, opções, customização e (principalmente) muito pouco realismo, que é o que mais mais se espera de um jogo com este nome. A Ubisoft merecia um processo por este crime contra o esporte.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fábio Rocha
    2011-09-07T18:44:27  

    Parei de ler quando cheguei no Soccer Kid. Dizer que o jogo "estimula o uso de uma bola como arma para acertar pessoas e animais na rua" e uma coisa idiota. Sr Arthur Figueiredo, pare de comentar sobre jogos antes que você tenha que dar sua opinião sobre um fps por exemplo.

    recentes

    populares

    • Fábio Rocha
      2011-09-07T18:44:27  

      É verdade, se o cara criticou o jogo como péssimo exemplo pq usa uma bola pra acertar pedestres imagino o que ele escreveria sobre GTA...kkkkkkkk

  • Banlove
    2014-02-18T13:45:22

    Não dá pra criticar o gráfico de um jogo do Atari, pois o Atari era o top da época, Actua Soccer joguei muito e era muito bom, lógico que se eu for jogar agora vou achar ridículo. Agora ruim de verdade é quando a empresa tem capacidade, já fez bons jogos e depois regride de uma forma inimaginável. Isso é o que acontece com PES 2014, esse realmente deveria receber o prêmio de pior game de futebol do mundo.

  • Floriano Jr
    2011-09-07T19:59:31

    Ronaldo V-Football é disparado o pior !!!!!!!!!!

  • Paulo Harthmann
    2011-09-07T19:28:23

    Arthur Figueiredo vc está muito mal informado sobre boa parte dos jogos aí citados. Gosto muito do TechTudo mas, desta vez deram mancada. Tem bons jogos aí, p época que foram lançados. Abraço a todos.

  • Dulce Pereira
    2011-09-07T19:01:27

    esse cara é pago pra escrever esse tipo de artigo? se for me avisem pq eu tb quero dinheiro facil, escrevo qualquer baboseira e ganho $$$$

  • Fábio Rodrigues
    2011-09-07T22:09:01

    O que é isso ? Não acredito que no vi escrito. Sensible Soccer foi um dos melhores jogos de futebol da época. Eu e meus amigos de antigamente (sim, temos mais de 40 anos) faziamos campeonatos homéricos de Sensible, com churrascos e regados a refrigerantes e cervejas. Os gols em diagonais, novidades na época, os pequenos desvios fantamas que eram feitos com o controle e davam olé nos pequenos jogadores eram simplesmente fantásticos.É como comparar uma BMW de hoje com uma carroça dos anos 20. Como gosto não se discute, apenas se comenta...fica aqui um comentário de saudade.

  • Fernando Junior
    2011-09-07T20:46:57

    Lamentável a coluna. Dizer que o Sensible Soccer é ruim, simplesmente o fim da picada. Até hoje juntamos amigos e jogamos esse título no Amiga e ultimamente temos jogado ONLINE pelo emulador. E comparar jogos de MSX é brincadeira... o jogo que foi comentado de MSX, teve como base o jogo "Emilio Butragueño", que foi um dos melhores jogos de futebol para o MSX na época... E para MSX teve pelo menos uns 10 bem piores que esse citado na matéria, tais como "Matchday II", "Super Stars Soccer", "Michel I", "Michel 2", e por aí vai...

  • Thadeu Afonso
    2011-09-07T20:46:55

    Realmente, Pure Football é um dos piores jogos que joguei na minha vida, a ubisoft prometeu um jogo inovador, e veio com esse lixo

  • RICARDO MESQUITA
    2011-09-07T20:45:44

    Apesar de ser um pouco travado em alguns momentos....eu gostava de Megaman Soccer! Actua Soccer.. era bem fraquinho mesmo!!! Só faltou um destaque para a narração tosca do Ronaldinho Soccer do snes!! quem lembra??!!! aahahahaha

  • Gustavo Canella
    2011-09-07T20:43:16

    po, Captain Tsubasa e o Megaman soccer eram bons jogos. Me divertia bastante com eles

  • Luis Cesar
    2011-09-16T10:47:46

    Joguei todos eles. Mega Man Soccer. Mia Hamm e Soccer Kid são lamentáveis. Muita invenção de moda. Não tem nem como chamar essas três coisas de futebol.

  • Airton Souza
    2011-09-15T16:51:10

    desenvolvedores brasileiros deveria criar um jogo de futebol daqui, pra entrar na briga, ja que nosso pais é o pais do futebol caraio e.e'. E nao compare fifa street com esse pure football é muito diferente lol

  • Alexandre Alencar
    2011-09-15T11:18:31

    senhor Arthut Fiqueiredo, voce sabe do que está falando?... olhe, não preciso nem comentar sobre as épocas e tecnologias utilizadas pois já falaram nos outros coments.... mas criticar a Ubisoft pelo jogo e classificar como medíocre?! fala sério.... vc não deve acreditar simplesmente no que te dizem não amigo... eu nem curto esse tipo de game e curti pra caramba esse jogo...

  • Gabriel Smith
    2011-09-12T01:05:13

    Eu acho que se esse Pure Futbol foi criticado, o Fifa Street também deveria estar incluso, já que os dois, ao meu ver, são exatamente a mesma coisa. Porém, eu ainda achei esse Pure Futbol melhor, já que tem uma trilha sonora que causa emoção ao player, além do uso de câmera lenta e dos efeitos quando um jogador faz gol.

  • Yan Cavalcanti
    2011-09-08T08:13:19

    Alguém lembra da marra a UBISOFT quando anunciou que faria um futebol? "Vamos mostrar o verdadeiro simulador de futebol, o Espírito do esporte estará lá" E saiu essa coisa medonha!

  • Mario Oitodois
    2011-09-10T15:06:24

    Puts, criticar jogos antigos é meio difícil. Lembro que eu adorava o Mega Man Soccer, acho que nem existia o International Supoerstar Soccer, talvez estivesse para lançar. Até então os que eu mais curtia eram Formation Soccer, Hat Trick Hero e Super Sidekicks. Esse game do Mega Man tinha o seu valor, trazia elementos diferenciados.

  • Alexandre Leite
    2011-09-10T09:01:13

    esta critica esta defazada, não se pode fazer comparações sem considerar o que tinha de melhor em cada época,o do atari por exemplo me fala qual era o melhor jogo de futebol quando este foi lançado.realmente a matéria poderia ter sido melhor elaborada com um verdadeiro intendedor.

  • Julio Marchi
    2011-09-09T12:11:28

    Pensando bem (e pensar "faz bem"), talvez o Carlos Constantino tenha razão. Talvez eu devesse ter criticado o veículo por permitir que tal artigo fosse publicado, e não o autor. Afinal, talvez o Arthur Figueiredo tenha realmente feito o melhor que pode dentro de sua parca capacidade de entender produtos de tecnologia e diferenças entre plataformas e épocas. Assim sendo, volto então minhas críticas ao veículo que publicou um material tão mal feito e pobre de conteúdo, que não chegou a ser nem uma análise comparativa produtos, nem tampouco uma reportagem contextual. Nada pessoal contra o autor!

  • Julio Marchi
    2011-09-09T12:02:30

    Posso até ter sido duro nas críticas, mas jé estou cansado de ver mais artigos "vazios" ou "mal embasados" do que material de qualidade na Internet. Isso não somente desinforma como dá a sensação de desrespeito com os leitores. Antes da Internet, na época da mídia escrita, havia mais respeito com o leitor porque se este se descontentasse pararia de comprar o veículo. Hoje, como a internet é volumosa, tenho a impressão que o indivíduo (leitor) foi desvalorizado, e artigos sem nenhum embasamento coerente como este só comprovam o desrespeito e a falta de competencia editorial do veículo! Triste!

  • Carlos Constantino
    2011-09-09T08:00:22

    Caramba, quanta critica!!! aiusehas

  • Julio Marchi
    2011-09-08T21:20:17

    Eu não sei de qual buraco do inferno este tal Arthur Figueiredo saiu, mas até para ser imbecil há limites! Estamos chegando ao ponto em que qualquer energúmeno escreve qualquer estupidez e vira artigo num portal que "deveria" ser respeitado? Assim eu também quero! Dinheiro fácil para escrever baboseiras sem base, sem coerência e totalmente baseadas em (des)gostos pessoais qualquer idiota faz. Sr. Arthur Figueiredo, vá vender repolho na feira, porque para analista de software você não serve! Onde já se viu comparar produtos de épocas diferentes, e de plataformas mais diferetentes ainda? BOÇAL!

  • Leandro Silva
    2011-09-08T08:28:45

    Nada a Ver!!!!

  • Alessandro Araújo
    2011-09-08T08:27:17

    O Ronaldo V era bacana por causa da narração do Dr. Osmar de Oliveira. Num e-mail, ele me disse que demorou uma cara para receber o valor combinado pelo trabalho. Mas eu gostei muito do sincronismo da narração em português... neste caso acredito que tenha sido o melhor jogo.

  • Eric Silva
    2011-09-08T08:17:55

    Amigo, a erva que pegou antes de escrever isso tava vencida eim. Você tá louco? Não pode comparar jogos de época. Muitos desses jogos aí fizeram uma boa garotada da época se reunirem p/ fazer campeonatos e essas coisas. AFF.

  • Hugo Quirino
    2011-09-08T07:51:16

    Realmente comparar época diferentes é sacanagem! Seguindo seu raciocínio, Superstar Soccer Deluxe seria um game horroroso diante dos PESs FIFAs de hoje... Se levarmos em conta as limitações técnicas e de hardwere da época veremos que a maioria desses jogos ai da lista representaram o que tinha de melhor em gráficos, por exemplo. No mais, Superstar Soccer Deluxe (com um cachorro apitando) e Goal (velho Dynavision...) ficarão num lugar de honra na memória (divertiam mais do que os games atuais com gráficos maravilhosos, mas cheios de erros e bugs irritantes!).