Sistemas Operacionais

30/09/2011 14h46 - Atualizado em 30/09/2011 14h46

Transforme seu Mac em um “personal trainer”

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Quem disse que computador não combina com exercício físico? Se você é daqueles fanáticos por dar uma corridinha e tem um Mac, o aplicativo RubiTrack pode te ajudar bastante. Com diversas funcionalidades interessantes e integração com outros apps para smartphone, ele transforma seu computador em um verdadeiro personal trainer.

RubiTrack (Foto: Reprodução)RubiTrack (Foto: Reprodução)

O primeiro passo para começar a analisar suas informações dos exercícios é instalar um aplicativo em seu smartphone. As opções são muitas, entre elas Runkeeper, iSmoothRun e Runmeter. Todos fazem estatísticas de sua corrida e exportam dados em formatos que podem ser lidos pelo RubiTrack.

Com as informações em mãos, basta começar a navegar pela infinidade de opções que o programa oferece. Logo de cara, a interface do RubiTrack pode parecer um pouco confusa, mas tudo é customizável. Você pode usar os botões do menu para esconder ou exibir os elementos que achar mais importantes.

Detalhe seus exercícios minuciosamente

RubiTrack monta gráficos do seu desempenho (Foto: Reprodução)RubiTrack monta gráficos do seu desempenho (Foto: Reprodução)

Do lado esquerdo, há uma longa barra com opções como localização, data, distância, duração e avaliação dos exercícios. Na página principal, um mapa com os principais trajetos feitos pelo usuário e uma das partes mais importantes do programa: um gráfico, que pode mostrar a variação de sua velocidade, a elevação dos terrenos em que você caminhou ou outras informações dependendo do app instalado no seu smartphone.

Não é apenas no pós-corrida que este software pode ajudar, não. Na aba “Weather”, o RubiTrack faz uma pequena previsão do tempo, além de comparar as condições climáticas dos dias em que você praticou exercício recentemente com a atual. Também é possível ter dicas de quais equipamentos usar ou informar que tênis, por exemplo, você costuma utilizar e ver o quanto já correu com ele e se está fazendo tudo certo.

Preocupação até com a saúde

RubiTrack em detalhe (Foto: Reprodução)RubiTrack em detalhe (Foto: Reprodução)

A análise minuciosa de seus exercícios chega ao ápice no “Workout Summary”, um gráfico em que é possível ter uma ideia bem interessante de todos os aspectos do que você vem fazendo. Ele mostra o histórico de velocidade, ritmo, duração, distância, elevação, avaliação das subidas e todas as outras informações que você possa querer sobre suas caminhadas.

Além disso, o RubiTrack ainda controla sua saúde, podendo analisar a sua forma por peso e índice de massa. Ou seja, é uma bela pedida não só para aqueles que já são fãs da corridinha diária, como também para quem está precisando de um empurrãozinho para começar a fazer um esforço para perder peso e ter uma vida mais saudável.

Via AppStorm

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo
    2012-01-30T23:55:33

    É isso mesmo Frederico! Ao que tudo indica o Ricardo Santos deve ser um personal trainer. Se isto for verdade (q acredito q seja), ao invés de ficar criticando, acho que deveria aliar essa tecnologia ao seu uso diário, inclusive com seus clientes. Com certeza, as pessoas gostariam. Quem não gosta de ter um professor informado (informatizado) que se mostra interessado pelo progresso do aluno? Abraço à todos!

  • Jose Rego
    2011-10-01T18:13:12

    Este aplicativo está somente em Inglês??

  • Ricardo Santos
    2011-10-01T14:52:51

    Ola Thiago barros, gostaria de informá-lo que essa afirmação na qual vc se refere ao artigo como "verdadeiro personal trainer" é no minimo leviana, acredito que vc desconheça essa profissão, como também desconhece seus benefícios, pois em seu artigo vc escreve " preocupação até com a saúde ", pasmem.... saúde é tratada como um benefício a mais, onde seria obrigação. peço-lhe que antes de publicar algo referente a saúde e bem estar, procure saber o minimo a respeito dessa maravilhosa profissão que nenhum computador poderá substituir !