Internet

30/09/2011 10h55 - Atualizado em 30/09/2011 10h55

Twitter analisa padrões de humor global

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Uma análise dos padrões de humor de mais de meio bilhão de tweets escritos ao redor do planeta produziu um gráfico que mostra como os níveis de humor ascendem e caem em conjunto durante a semana.

Como anda o humor global segundo o Twitter. (Foto: Divulgação)Como anda o humor global segundo o Twitter. (Foto: Divulgação)

Os detalhes da pesquisa mostram comportamentos intuitivos dos tuiteiros: de manhã, os usuários revelam ter sentimentos mais positivos, que tendem a cair ao longo do dia por causa das atividades profissionais, e voltam a aumentar no final do dia. A pesquisa também mostra que a negatividade acumulada durante a semana de trabalho tende a ser dissipada na tarde da sexta-feira.

Porém, esse é um tipo de estudo que pode ser de difícil medição. Segundo Scott Golder, da Cornell University, que é o co-autor da pesquisa publicada no dia 29 de setembro na revista Science, alguns setores - como profissionais que trabalham em laboratórios - apresentaram resultados inconclusivos no humor de seus twitteiros.

Outro aspecto a ser ressaltado é que muitos estudos que envolvem a análise do humor (ou como o estado de humor afeta de forma positiva ou negativa) podem ter seus resultados alterados a cada minuto - ou a cada dia -, o que pode tornar os resultados inconsistentes, para não dizer enganosos. Além disso, os indivíduos pesquisados tendem a ser estudantes universitários, que nem sempre representam o comportamento da maioria dos usuários.

Por outro lado, os usuários do Twitter também não representam a maioria das pessoas, mas dentro de uma comunidade de usuários de redes sociais, seus dados podem ser cruzados e correlacionados com pesquisas computacionais e de comportamento nas redes sociais.

"Serviços como o Twitter e o Facebook, transações no eBay e Amazon, navegação na inernet, uso de smartphones e outras atividades tecnológicas fazem parte da vida cotidiana, e para um cientista social ter acesso a esses registros é uma oportunidade nova e fantástica para novos estudos e soluções", ressaltou Golder.

Via: Wired

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares