Fabricantes

06/09/2011 16h41 - Atualizado em 06/09/2011 16h41

Valve e Blizzard querem rede online unificada para os consoles

Dori Prata
por
PAra

Se você sempre se questionou porque não pode jogar online com pessoas que tenham outros consoles, saiba que este não é um desejo exclusivo seu e dois dos principais nomes da indústria declararam que uma rede unificada entre os videogames da Sony, Nintendo e Microsoft seria um avanço importantíssimo para a indústria. 

PSN (Foto: Divulgação)PSN (Foto: Divulgação)

A ideia foi defendida por Gabe Newell e Frank Pearce, co-fundadores respectivamente da Valve e da Blizzard Entertainment, com o primeiro dizendo que gostaria de ver como as fabricantes farão para tornar a internet melhor, ao invés de tentar manter as pessoas fora dela. Para Newell, enquanto um dos caminhos é um beco sem saída, o outro cria mais valor. 

Embora esse desejo seja antigo, o crescimento da popularidade dos jogos para celulares e redes sociais pode fazer com que a improvável rede única um dia se torne realidade, já que o que outrora foi apontado como uma ótima maneira das fabricantes de consoles ganharem dinheiro, hoje não estaria mais despertando tanto interesse por parte das desenvolvedoras e a pressão exercida por duas gigantes como a Blizzard e a Valve pode acelerar o processo. 

De fato os primeiros passos já foram dados, já que a própria criadora do Steam conseguiu implementar parte do seu serviço na versão para Playstation 3 do Portal 2, permitindo inclusive que os jogadores do console pudessem jogar com aqueles que estejam no PC e a mesma interação acontecerá quando lançado o Dust 514, título que se integrará ao MMO Eve Online. Quem sabe esse interesse da Blizzard não significa justamente outra dica de que o Diablo III está mesmo vindo para os consoles? 

Além disso, ter apenas uma loja virtual poderia aumentar consideravelmente as vendas, já que só existiria uma moeda utilizada nas compras e os jogos digitais exclusivos deixariam de existir. 

Via MCV

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elias Maia
    2011-09-06T17:29:37

    Esse é um desejo antigo, antes só tínhamos por exemplo PC e Mac já em jogos da Blizzard, Não sei se saiu algum entre Pc e Xbox 360 como foi prometido para alguns jogos. Hoje, certos jogos de Android podem ser jogados com quem tem a versão para Iphone, então se até celulares conseguem, porque não entre os consoles da nova geração? Sei que é um processo lento é burocrático, mas tomara que pelo fato de ser um desejo de duas gigantes, isso aconteça. Talvez não acabe com os exclusivos, mas acaba com as briguinhas idiotas de que a live é melhor que a psn e vice-versa.