Sistemas Operacionais

19/09/2011 18h42 - Atualizado em 08/12/2011 17h40

Windows 8: Aplicativos Metro serão exclusivos da Windows Store

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Essa é para você, programador, que está salivando com a saborosa perspectiva escrever seu primeiro aplicativo especialmente para o Windows 8 — com direito ao visual Metro, aquele sugerido pela Microsoft para uso em dispositivos touchscreen (em especial os tablets). A empresa já avisou que não será tão simples assim publicar um app Metro para o futuro Windows.

Windows Store (Foto: Reprodução)Windows Store (Foto: Reprodução)

Hoje em dia, não existe requisito nenhum para colocar no ar um aplicativo para o Windows. Basta publicar na internet, ou, então, vender os DVDs, ou sabe-se lá qual forma de distribuição você pretende adotar. Para os apps Metro, a coisa é mais complicada: a MS decidiu liberar a instalação de apps somente a partir da Windows Store.

A tão aguardada loja de aplicativos para Windows funcionará de forma similar à Mac App Store, lançada pela Apple neste ano. Todos os apps Metro listados nela passarão por avaliadores e também por testes para detecção de vírus e malware. Se tiver algo fora do lugar, não vai entrar. E a palavra final será da Microsoft.

Além disso, algumas informações dispõem sobre a forma como a MS pretende cobrar pelo serviço de publicar apps na Windows Store. Há quem diga que a companhia pretende abocanhar 30% do valor final do app, enquanto os outros 70% ficam para o desenvolvedor. Essa é a mesma fórmula adotada pela Apple.

Interface touch, controle de aplicativos disponíveis para uso, e sistema de gerenciamento de memória que evita que o usuário tenha de fechar um determinado app Metro para garantir um melhor desempenho da máquina. Com a adoção dessa série de medidas, o Windows 8 se aproxima cada vez mais das plataformas focadas em dispositivos móveis.

Via PC World

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Carvalho
    2012-01-24T02:16:28

    Vai bombar mesmo, e Fevereiro já está chegando!