Fabricantes

11/10/2011 11h21 - Atualizado em 14/10/2011 11h25

ASUS lança nova série de placas-mãe

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo
ROG Maximus IV Gene-Z/Gen3 e P8Z68/Gen 3 são as novas placas-mãe da Asus. (Foto: Divulgação)ROG Maximus IV Gene-Z/Gen3 e P8Z68/Gen 3 são as
novas placas-mãe da Asus. (Foto: Divulgação)

Líder absoluta no mercado de placa-mãe, a Asus lançou duas novas séries de placas. Para entusiastas e gamers realmente hardcores, a ROG Maximus IV Gene-Z/Gen3. E para usuários com finalidade séria, mas mais modestos – sobretudo nos custos – a nova P8Z68/Gen 3. São placas com chipset Intel Z68 (soquete LGA1155).

O grande apelo das novas placas está no barramento PCI Express, que, garante a ASUS, faz delas as primeiras placas do mercado compatíveis com o novo padrão PCIe 3.0.

O novo padrão é o progresso do atual PCIe 2.0 e duplica o desempenho, que sai dos 16GB/s para os 32GB/s na transferência de dados – com a vantagem de usar o mesmo barramento físico. Isso significa que se você comprar as novas placas, mas ainda usar placas de vídeo PCIe 2.0 por um tempo, não terá problemas em espetá-las nas novas Asus.

O upgrade do barramento para o novo padrão significou uma substituição de diversos componentes e circuitos. As novas placas da Asus também batem no peito e prometem compatibilidade total com a futura arquitetura de processadores da Intel de minúsculos 22nm.

Como não poderia deixar de ser, ambas as placas esbanjam conectividade com enorme profusão de portas. São quatro portas SATA 6GB/s, áudio digital de oito canais, Bluetooth 2.1 e 12 portas USB 3.0.

Aproveitando o ensejo, a Asus avisou que 80 modelos de suas placas-mãe atualmente no mercado serão elegíveis para o PCIe 3.0 e para o novo time de processadores Intel de 22 nanômetros, com um simples upgrade de bios.

Via: TechRadar

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares