Internet

03/10/2011 17h50 - Atualizado em 03/10/2011 17h50

Chrome vai ganhar versão para Android

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Já disponível desde 2008, o navegador que milhões de pessoas conhecem, amam e usam ao redor do mundo corre o sério risco de tomar a posição do Firefox no próximo ano. Por outro lado, em termos de participação móvel, o Chrome não tem presença alguma, até porque seu foco é apenas no desktop. Mas isso pode mudar em breve, principalmente se a Google seguir com os planos de criar uma versão específica do Chrome para o Android.

Google Chrome no Android já é aguardado desde o lançamento do sistema operacional mobile (Foto: Engadget/Reprodução)Google Chrome no Android já é aguardado desde o
lançamento do sistema operacional mobile (Foto:
Engadget/Reprodução)

Pra quem não sabia, o navegador padrão do Android é baseado na engine de renderização Webkit, a mesma usada pelo Chrome, Safari e vários outros navegadores. De fato, Andrei Popescu, engenheiro de Software do Google, até disse em agosto desse ano que o navegador do Android e o Chrome compartilham bastante do mesmo código, mas que ainda eram bastante diferentes. Agora, de acordo com uma modificação no código do Chromium, a versão para Android pode chegar em breve.

A modificação indica que o Chrome para Android terá basicamente todas as funcionalidades da sua versão para desktop, além de suportar também a biblioteca de gráficos 2D Skia. Não há uma previsão de lançamento, mas a Google e a Samsung têm uma grande coletiva agendada para o dia 11 de outubro em que podem ser anunciados detalhes sobre o Nexus Prime e o Android Ice Cream Sandwich (e aí, quem sabe, o novo navegador).

O Chrome surgiu antes que o Android, então seria natural para o Google criar uma versão móvel do navegador para o sistema. Mas não foi isso que aconteceu: de fato, duas equipes completamente diferentes trabalham no navegador do Android e no Chrome. Apenas agora eles parecem ter alinhado os interesses em comum, e podem acabar tomando também o espaço da Mozilla, que já tem versões do Firefox para Android há algum tempo.

Via Android and Me.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Estevam Alves
    2011-10-10T16:00:40

    Só espero q o Gingerbread não seja esquecido!!!