05/10/2011 11h21 - Atualizado em 05/10/2011 11h25

Cientistas estão perto de reconstruir imagens a partir de pensamentos

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Cientistas conseguiram, através do uso de um scanner e um computador, “ler” imagens do cérebro de três pessoas que assistiram a um filme previamente. O procedimento conseguiu reconstruir imagens borradas que remetem às originais vistas no filme. A experiência foi conduzida por cientistas da Universidade de Califórnia (EUA).

Imagens reproduzidas no experimento. (Foto: Reprodução)A imagem à direita é a leitura cerebral da primeira. (Foto: Reprodução)

A técnica combina imagens de ressonância magnética e padrões informáticos dos filmes assistidos pelos voluntários e oferece como resultado imagens imprecisas e borradas, que, embora remetam diretamente ao filme assistido, ainda deixam a desejar quanto à nitidez e clareza. Mas esta primeira experiência abre caminho para serem criados equipamentos mais afinados, capazes de ler imagens complexas armazenadas no cérebro.

Sonhos e memórias poderão ser explorados desta forma. Jack Gallant, neurologista coordenador do projeto, falou a agências internacionais: “é um passo importante para a reconstrução de imagens no cérebro. Abrimos uma janela aos ‘filmes’ projetados em nossa mente”.

A máquina que lê mentes poderá colaborar na compreensão de traumas psiquiátricos e fornecer uma nova interface de comunicação para pacientes com doenças degenerativas, em coma ou com algum tipo de lesão cerebral.

Contudo, é uma tecnologia perigosa. Em mãos irresponsáveis, não haveriam mais segredos guardados na mente de ninguém, não é mesmo? A equipe da Universidade de Berkeley reforça, contudo, o caráter estritamente científico e terapêutico da pesquisa.

Via: Discovery News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Filisberto Miscuin
    2011-10-13T10:00:09

    Se esta tecnologia der certo, tem muito marido que vai ficar sabendo que é chifrudo! kkk