Internet

10/10/2011 19h17 - Atualizado em 10/10/2011 19h17

Dart: nova linguagem de programação para web do Google

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Sendo uma empresa feita por engenheiros, é natural que o Google tente facilitar a vida dessa classe de profissionais. Não por acaso, a empresa apresentou nesta segunda-feira (10) as primeiras informações sobre uma nova linguagem de programação: Dart. A tecnologia – veja só – foi pensada para produzir aplicativos para web de forma mais rápida.

Logo do Google Dart (Foto: Divulgação)Nova linguagem de programação do Google (Foto: Divulgação)

De acordo com a gigante da web, Dart é uma linguagem de programação para web “estruturada porém flexível”. Com ela daria para escrever toda a aplicação do Google Docs ou mesmo do Gmail, dois serviços altamente complexos que o Google construiu com JavaScript e HTML5.

A Dart, no entanto, está em estágio inicial de desenvolvimento. Ou seja, muitos passos ainda estão por vir. De qualquer forma, o Google já sai em defesa da linguagem de programação. Tanto projetos envolvendo uma só pessoa como forças-tarefas com dezenas de engenheiros poderiam tirar proveito da tecnologia.

Há quem diga que a Dart vai competir diretamente com o JavaScript. Outros analistas disseram que a linguagem de programação pode se tornar o Visual Basic da web. Entretanto, o que se sabe até agora é que a Dart vai rodar de duas maneiras distintas: por meio de máquina virtual ou por meio de um compiler que traduz o código em Dart para JavaScript.

Essa não é a primeira vez que o Google propõe uma linguagem de programação. Faz alguns anos que a companhia lançou o Go. A empresa também é proponente de alguns padrões web criados por ela mesma, como é o caso do WebM para transmissão de audiovisual (um concorrente do MP4, a grosso modo).

Via Google Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares