27/10/2011 16h39 - Atualizado em 27/10/2011 16h39

Estudos garantem que videogames tornam cirurgiões mais habilidosos

Dori Prata
por
Para o TechTudo

A imagem de que os videogames são brinquedos de crianças tem perdido cada vez mais força e se para alguns mais conservadores eles na verdade são objetos para incentivar a violência, para outros eles podem na verdade ajudar a salvar vidas.

Trauma Center: New Blood (Foto: Divulgação)Trauma Center: New Blood (Foto: Divulgação)

Um bom exemplo disso pode ser visto no livro "I Live in the Future and Here’s How it Works" (ou, Eu vivo no futuro e aqui está como isso funciona, em tradução livre), escrito por Nick Bilton, repórter de tecnologia do New York Times. Nele, o autor apresenta alguns dos mais recentes estudos sobre como os cirurgiões podem se tornar profissionais melhores ao adquirirem o hábito de jogar videogame.

Em um capítulo chamado”Porque os cirurgiões jogam videogame,” ele cita um estudo realizado em 2007 em que 30 médicos foram classificados de acordo com a frequência com que jogavam e depois colocados em um simulador de laparoscopia. Os pesquisadores descobriram que aqueles que tinham mais familiaridade com os jogos eletrônicos tiveram um resultado melhor, cometendo 37% menos erros e realizando o procedimento cirúrgico 33% mais rápido.

A opinião publicada por Bilton também é compartilhada por pesquisadores da Arizona State University, que através de outro estudo mostraram que os residentes treinados com um jogo chamado Marble Mania cometeram menos erros e apresentaram movimentos manuais mais eficientes.

No entanto, ainda não se sabe se os videogames são mesmo responsáveis por fazer com que as habilidades desses profissionais sejam melhoradas ou se na verdade aqueles com maior destreza é que se sentem mais atraídos pelos games.

via io9

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares