Fabricantes

31/10/2011 18h01 - Atualizado em 31/10/2011 18h06

Ford lançará ferramenta de alerta para impedir que motoristas dorminhocos saiam da pista certa

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

A Ford acaba de exibir um dos recursos que estarão disponíneis em seu modelo 2013 de SUV Explorer, o Driver Alert System. Trata-se de uma ferramenta que notificará o motorista caso seu momento ao volante não esteja muito propício à direção. Composto por três modalidades de aviso, indo de suave até mais rigorosas, o sistema utilizará câmeras que marcarão a posição do veículo em sua pista, fazendo o alerta agir de acordo com a gravidade da "barbeiragem".

Ford Driver Alert System (Foto: Divulgação)Ford Driver Alert System (Foto: Divulgação)

Níveis de imprudência e reações

Caso o sistema detecte que você não está dirigindo de maneira ruim, mas que ainda não é um perigo à sociedade em trânsito, o alerta o notificará por meio de uma mensagem no painel do Explorer e sinal sonoro, sugerindo aquela paradinha para recuperar as energias. Se o motorista aparentemente não responder ao alerta, entra em ação um modo mais rígido do sistema, no qual a mensagem ganha cor vermelha, indicando que um descanso é necessário, além de o aviso em áudio ganhar um tom mais agressivo.

Entretanto, se a situação for realmente perigosa, como em uma invasão à pista adjacente, o Driver Alert System acionará seu modo Lane Keeping System, que fará o volante do carro vibrar, além da ação do recurso de torque que automaticamente forçará o carro a voltar à sua pista de origem. De acordo com a Ford, o sistema é sensível o suficiente para diferenciar uma troca de pistas intencional de uma invasão perigosa.

Sistema de notificação do Driver Alert System (Foto: Reprodução)Sistema de notificação do Driver Alert System (Foto: Reprodução)

É possível também ao motorista receber uma espécie de "avaliação" do seu desempenho, mesmo que nenhum alerta tenha sido emitido anteriormente. O sistema conta com uma espécie de medidor de cansaço, que dispara um símbolo de uma xícara de café no painel para recomendar uma parada. Todas as notificações do Driver Alert System são zeradas caso o motorista pare o carro, abra sua porta ou o desligue, o que informa ao sistema que a pessoa seguiu as recomendações dadas.

Iniciativas como esta não são novidade e preocupam montadoras de todo o mundo. Ainda é grande o número de pessoas acidentadas e de óbitos por causa de motoristas que decidiram sentar ao volante mesmo não estando em condições para tal. O AAA, órgão responsável pelas avaliações de segurança no trânsito, afirma, após pesquisa encomendada, que mais de 40% dos motoristas norte-americanos já passaram por pelo menos um episódio de ter pego no sono enquanto dirigiam.

O modelo Explorer 2013 terá suas vendas inicadas em janeiro de 2012, ainda sem confirmações sobre sua faixa de preços. Veja abaixo um vídeo demonstrativo do Driver Alert System.


Via Engadget
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Freitas
    2011-10-31T18:14:28

    Muito legal hein !!!