Internet

28/10/2011 08h29 - Atualizado em 28/10/2011 08h29

Google se recusa a remover vídeos com brutalidade policial

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O Google negou a solicitação de uma autoridade não especificada referente à publicação de um vídeo postado no YouTube, que flagra a brutalidade de policiais durante as manifestações do movimento Occupy Wall Street. Um dos órgãos da polícia norte-americana solicitou a remoção do vídeo através de e-mail eviado para o Google, alegando abuso de autoridade. 

As manifestações do Occupy Wall Street estão acontecendo nas principais cidades dos EUA nos últimos dias. O objetivo é protestar contra a estratégia do governo estadunidense em combater a atual crise financeira, além de questionar a postura das grandes corporações que  são supostamente responsáveis pelo atual momento da economia dos EUA.

solicitação de remoção (Foto: Reprodução)Google recebe pedido para retirar vídeo de brutalidade da polícia norte-americana (Foto: Reprodução)

Essa não é a primeira vez que o Google recebe uma solicitação de remoção de um vídeo de uma autoridade ou representante governamental. De fato, quando um vídeo é hospedado no YouTube sem as devidas autorizações legais, o Google deve retirá-lo do site, gostando ou não da decisão. Por outro lado, o vídeo em questão conta com o caráter informativo e, com um grande teor de denúncia, mostra o despreparo dos oficiais da lei em lidar com os manifestantes.

Essa é uma linha tênue que o Google caminha todos os dias e que eles esperam poder traçar com o seu Relatório de Transparência. O relatório corresponde ao primeiro semestre de 2011 e conta com um parágrafo que deixa claro a sua posição sobre o assunto: "Nós recebemos um pedido de uma agência local de aplicação da lei para retirar vídeos do YouTube que mostram cenas de brutalidade policial e nós não vamos remover".

O relatório continua, dizendo que outros vídeos ligados à polícia receberam solicitações de remoção, alegando difamação. No entanto, os mesmos também não foram removidos. Com isso, o Google está deixando bem claro que não vai tomar nenhuma medida caso o usuário do serviço publique algum vídeo que acabe denunciando uma postura violenta das autoridades.

O relatório de transparência da empresa é uma maneira que a empresa encontrou para incentivar os usuários, mostrando que eles podem confiar na empresa para, quando preciso, denunciar atos ilegais das autoridades.

Não houve nenhum tipo de intimação ou ação judicial solicitando a remoção do vídeo. Vale a pena esperar os próximos acontecimentos. Quem sabe algum nome se apresenta e se responsabiliza pela solicitação ao Google.

Via TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • David Azevedo
    2011-10-28T16:58:42

    Depois reclamam de Kadhafi, Irã(Muamadir ne?)... etc... depois da revolta Arabe agora revolta Americana. a Violencia das autoridades são as mesmas...

  • Zenilton Santos
    2011-10-28T16:49:26

    Muito bem...agora os vidéos de policiais sendo mortos por traficantes e apedrejados em manifestações públicas podem retirar...se é que tem algum!!!!!!!!!!!!!! Sensacionalismo barato, para alimentar as midias televisivas e webs da vida. A realidade é bem mais do que o google e a rede globo costuma mostrar!!!

  • Jose Vieira
    2011-10-28T16:38:31

    Google defendendo a verdade, doa a quem doer. Enquanto isso, Fag-book e Twitter se associam com a Fox do Rupert Murdoch para "compartilhar" (vender...) as informações sobre os usuários com a Fox e a News Corp.... Grande Irmão Fag-book não te pergunta se você quer ou não, simplesmente vende suas informações sem autorização e cria um engodo de um "controle de privacidade" que é rísivel para qualquer profissional de segurança de qualidade como os formados aqui nos EUA... Depois Fag-book perde usuários no mundo todo e não sabe porque, se não fossem os brasileiros entrando em massa...

  • Francisco Neto
    2011-10-28T14:21:40

    Policiais imbecis...isso é democracia? Taí como a "liberdade" de expressão nos EUA é tratada. Isso pq eles falam de ditadores como Fidel Castro. Caras-de-Pau.

  • Kleber Souza
    2011-10-28T14:07:52

    tambem acho que a realidade tem que ser mostrada ,e nao escondida ja tem muita sujeira embaixo do tapete parabens google !!!

  • Fabio Nogueira
    2011-10-28T14:02:52

    EUA é um país tão hipocrita....Falam mal do grande Firewall da China, mas olha o exemplo ai.....

  • Fernando Santos
    2011-10-28T13:31:05

    Parabensssssssssssss google!!!!!!

  • Adan Scaramelo
    2011-10-28T13:03:07

    Parabéns ao Google!! É assim que uma empresa decente deve agir. Isso mostra para a Visa, como uma empresa decente deve agir, com transparência, e não do jeito que a Visa fez com o Wikileaks. Tomara que hackeiem a Visa novamente.

  • Leandro Oliveira
    2011-10-28T12:10:52

    Todas as Publicações de covardia e de manifestações coerentes devem ser mantidas e divulgadas , o mundo precisa cada vez mais ver a realidade, nada melhor do que o uso da INTERNET para expor toda essa podridão . PARABENS GOOGLE !!!

  • Nathan Souza
    2011-10-28T11:40:53

    esta certo ogoolge, quando mostra o lafo ruim da policia seja de qual país for eles querem esconder farrendo a podridão pra debaixo do tapete, parabens google , não retire !!

  • Pedro Araujo
    2011-10-28T10:43:33

    Uma postura bem interessante do Google, que está sendo adotada por algumas outras empresas da web. Similar ao que o Twitter fez algumas vezes em relação a assuntos polêmicos, como quando da quebra da chave de criptografia dos discos Blu-Ray, por exemplo.