Internet

05/10/2011 14h23 - Atualizado em 05/10/2011 14h23

Google tem de indenizar usuária do Orkut por negligência

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Uma usuária do Mato Grosso ganhou um processo movido contra a Google do Brasil. Vítima de difamação no site de relacionamentos Orkut, a internauta recebe mensagens ofensivas em seu perfil e em duas comunidades desde 2009, denunciou o caso à empresa, mas não obteve resposta e decidiu entrar na Justiça em maio deste ano.

Orkut denúncia (Foto: Reprodução)Orkut denúncia (Foto: Reprodução)

O juiz Yale Sabo Mendes condenou o Google por negligência pelo fato de não ter dado à usuária a segurança que ela necessitava e, por isso, ordenou o pagamento de uma indenização de 10 mil reais à internauta. A empresa ainda não comentou o fato, mas pode entrar com um recurso para tentar anular a sentença.

Segundo a usuária, um homem teria criado duas comunidades para difamá-la, além de enviar recados e mensagens para ela com xingamentos e ameaças. Ela, então, utilizou o botão “Denunciar abuso”, do Orkut, mas não obteve resultado.

Esta não é a primeira vez que a justiça brasileira condena o Google em casos relacionados à rede social. Em setembro, um usuário de Minas Gerais ganhou o direito a uma indenização de 8.300 reais por ter sido ofendido por conteúdo compartilhado pela página. A empresa recorreu.

Via Info

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto Gomes
    2011-10-06T15:55:15

    Orkut ... Puffff , eita coisinha antigaaa !!!!

  • Humberto Santanna
    2011-10-06T15:40:46

    Novidade a dois anos atrás movi uma ação contra Google por deletar dois perfis meus ganhei 1500,00 no juizado de pequenas causas de Campos dos Goytacazes , rj e nem virei noticia !!!! uahauhauahuahahauahuaha

  • Nicolay Carlos
    2011-10-06T13:58:23

    Para a moça ai embaixo... ok.. ninguem te difama no facebook.. o facebook tem um filtro anti-difamação.... pff.. e cada pérola q a gente le na internet

  • Vitor Zonho
    2011-10-07T09:50:21

    8.300 ??? sonha que o google vai se preocupar com isso...... nao paga nem a hora do profissional que vai ter q ir resolver isso... pedir recurso ... etc..

  • Amaury Alves
    2011-10-06T20:24:53

    Gente o Orkut já morreu, é primata, o que pega agora é o FACEBOOK.

  • Cristian Witt
    2011-10-06T17:09:45

    Esse Google (Orkut), devia é pagar muito mais pra quem sofreu essa difamação, vejamos: se uma pessoa xingar a outra por preconceito racial, em pessoa, sem dúvida a pessoa que xingou vai pagar, muito mais do o Google pagou e ainda, pode acabar presa, pra mim esse "Google", deveria mesmo ter mais segurança nem que fosse preciso pegar número de cartão, celular real, número da casa, e confirmar tudo! Aí eu queria ver alguém xingar outro alguém!

  • Rafael Sander
    2011-10-06T13:21:23

    É Verdade agora vai apareçer Varios processando a google. :S

  • Ramon Veloso
    2011-10-06T11:25:01

    kkk....o orkut da para ganha dinheiro

  • Gislene Pinto
    2011-10-07T10:02:35

    Tudo bem, mais o que eu não entendi como essa pessoa consegue receber algo no orkut dela , sem aceitar esse usuário!!!!!!!!!!!! a não ser que ela colocou como amigo ....... pq muitas pessoa vão aceitando pessoa como amigo sem conheçer ai da nisto.

  • Antonio
    2011-10-07T00:16:09

    @Luiz Pacheco O pior é que todo mundo sabe disso e não fazem nada. Não existe moderação no orkut, é terra sei lei. Por mais que a gente denuncie algo super absurdo como pedofilia, a administração da rede não faz nada e a policia muito menos. É um descaso total. Este caso que você citou é pura pedofilia e todos os participantes dessa comunidade (e muitas outras no estilo) deveriam ser investigados. É lamentável a gente assistir a um crime, fazer o que pode denunciando pelo site ou encaminhando para autoridades e no fim não fazem nada...

  • Luiz Pacheco