Video game

18/10/2011 15h12 - Atualizado em 18/10/2011 15h12

Grupo cria hack que permite reconfigurar todos os botões do controle DualShock 3

Flavio Croffi
por
Para o TechTudo

Alguns jogadores impossibilitados de jogar convencionalmente ainda têm alguns problemas para customizar controles e uma melhor forma de jogar vídeo game. No entanto, graças a esforços de certas pessoas como o pessoal do Evil Controllers e o Able Gamers Foundation esse problema pode ser resolvido.

Modificação permite reconfigurar todos os botões do joystick (Foto: Divulgação)Modificação permite reconfigurar todos os
botões do joystick (Foto: Divulgação)

Uma das pessoas que faz parte desse grupo, que usa o nome de Hazer, criou uma modificação para os controles de PlayStation 3 que pode ajudar e muito quem tem problemas de coordenação ou é incapacitado de jogar normalmente. Trata-se de um mapeamento completo e customizado dos botões do joystick, que permite modificar a função de cada um dos comandos.

Os únicos botões os quais não são possíveis de modificar são o “start”, “select” e os direcionais analógicos (apenas os comandos para os lados, já que os botões R3 e L3 também podem ser customizados). É possível até configurar os mesmos comandos em botões diferentes, como programar duas vezes o “quadrado”, em dois botões distintos, por exemplo.

Este projeto foi programado por Hazer em especial para Chuck Bittner, um tetraplégico que enviou petições para diversas empresas fabricantes de consoles e games para implementar funções de customização em seus joysticks. Como as empresas não atenderam o seu pedido, um amigo de bom coração criou um hack para que isso fosse possível de ser realizado. E você confere o resultado no vídeo logo abaixo.


Quero um, e agora?

Se você tem afinidade com modificações e coisas do tipo, dá até para criar um controle semelhante utilizando algumas instruções no fórum do Acid Mods (em inglês). Pelo contrário, se não tiver tanta habilidade, fica um pouco difícil conseguir um desses. Lá nos Estados Unidos até dá para negociar com um dos rapazes do grupo, por meio da área Mods for Hire. No entanto, como estamos no Brasil, fica um pouco complicado conseguir um desses.

Via Tecnabob

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares