Fabricantes

10/10/2011 12h35 - Atualizado em 10/10/2011 15h10

HP promete para 2013 tecnologia alternativa para SSD e memória flash

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo
Logo HP (Foto: Divulgação)Logo HP (Foto: Divulgação)

A HP pode estar planejando sair do mercado de PCs, mas, enquanto isso não acontece, a companhia permanece ativa no desenvolvimento de novas tecnologias para computadores e dispositivos portáteis. Não é à toa que está se preparando para lançar uma nova tecnologia em 2013.

A nova aposta da HP chama-se Memristors. Feito de fios de dióxido de titânio, ele muda a resistência dos fios quando uma corrente elétrica passa através deles em uma determinada direção. Isso significa que você deveria esperar um pouco antes de comprar um computador novo com SSD e DRAM, pois a HP afirma que essa nova tecnologia vai deixá-los obsoletos em 2015.

Levando em conta que os Memristors são relativamente fáceis de fabricar e com a HP afirmando que ele não é um projeto de ciências, e sim um produto comercial. Tudo indica que essa tecnologia realmente mudará o cenário da tecnologia dentro de alguns anos.

A HP fez uma parceria com a empresa coreana Hynix, uma fabricante de chips de memória para ajudar no desenvolvimento dessa tecnologia. Uma das vantagens do Memristors é que ele pode armazenar e processar dados ao mesmo tempo, sem mencionar que assim como as memórias flash convencionais, os Memristors podem armazenar dados sem usar muito energia.

Outra vantagem dessa nova tecnologia é que o seu tempo de leitura é cerca de 10 nanossegundos, podendo escrever e apagar com uma velocidade de 0,1 nanossegundo. Além disso, a HP afirma que os dados armazenados em Memristors duram anos e você ainda pode ler e escrever neles mais de 1.000.000.000.000 de vezes sem perder dados - a HP diz que ainda está contando.

Resumindo, estamos falando de um aumento na capacidade armazenamento e de um aumento na velocidade de gravação e leitura, além de diminuir o consumo de energia, tudo pelo mesmo preço que a memória flash é hoje. Então, será que a HP vai ser realmente capaz de deixar a DRAM e a SRAM obsoletos em 2015?

Via: Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares