Um pouco depois da HP anunciar que iria parar de vender os modelos TouchPad e começar a oferecer as unidades restantes do tablet por US$ 99 nos Estados Unidos, começaram a aparecer na internet relatos de alguns usuários que dizem ter recebido o tablet com o sistema Android, no lugar o webSO, da HP.

A HP está investigando como várias unidades do seu tablet TouchPad foram envidadas para usuários finais rodando o sistema operacional Android no lugar do webOS. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores estão trabalhando em maneiras de portar o Android para o TouchPad, já que não se sabe qual será o apoio que a HP vai oferecer aos desenvolvedores de webOS no futuro.
Em um e-mail enviado para os desenvolvedores, a HP informa que nunca autorizou a distribuição de qualquer versão do Android no TouchPad, e que após uma revisão do seu processo de fabricação, a empresa acredita que nenhum TouchPad foi despachado pela HP com Android, mesmo que seja por engano.
Já os desenvolvedores acreditam que a HP é obrigada a cumprir os termos de licenças de código aberto para compartilhar a distribuição Android nos TouchPads despachados. O e-mail assinado por Phil Robb, diretor do programa de aplicativos de código aberto da HP, foi publicado em um grupo de discussão online, e posteriormente, teve a sua veracidade confirmada pela HP.
“Nós acreditamos que alguma pessoa ou pessoas desconhecidas podem ter facilitado a entrega dessas unidades com Android, indo contra a política de autorização da HP”, disse Robb no e-mail. O executivo pede aos desenvolvedores que entrem em contato com a empresa caso eles tenham qualquer informação que possa ajudar a HP a rastrear os envolvidos no fornecimento dos tablets TouchPad com Android. Fora esse e-mail, A HP se recusou a comentar o caso.
Via MeioBit