Pessoas

26/10/2011 08h34 - Atualizado em 01/09/2016 15h29

Jonathan Ive: “Dói quando Steve Jobs leva o crédito por um de meus
projetos”

Luciana Vieira
por
Para o TechTudo
Jonathan Ive e Steve Jobs (Foto: Reprodução)Jonathan Ive e Steve Jobs (Foto: Reprodução)

Após a morte de Steve Jobs, no último dia 5, as polêmicas em torno do gênio da Apple continuam. Dessa vez, o que circula na mídia e nas redes sociais é a declaração de Jonathan “Jony” Ive, chefe de projetos industriais da Apple, que disse ter se irritado algumas vezes com Jobs, por levar o crédito por suas ideias.

A confissão foi feita a Walter Isaacson, quando coletava dados para a biografia “Steve Jobs” que, a partir de hoje, já pode ser encontrada nas prateleiras das livraria. No livro, Isaacson cita o “temperamento sensível” de Ive e diz que ele ficava muito magoado com o grande crédito dado a Jobs pelas criações das equipes da Apple, já que nutria por ele uma amizade sincera.

Na entrevista, Ive disse, se referindo a Steve: “ele vai analisar minhas ideias e
dizer : ‘Esta não é boa’… ‘Eu gosto dessa’… Mais tarde eu vou estar sentado na plateia e ele vai estar falando sobre isso como se fossem suas ideias. Dói quando ele leva o crédito por um de meus projetos.”

Ive também demonstrou preocupação com uma possível vulnerabilidade da empresa, já que Jobs era visto de fora como o único que tinha as ideias na Apple. Contudo, não se pode falar em ingratidão de sua parte, já que ele elogiou Jobs por dedicar especial atenção às ideias e conduzi-las entusiasticamente até transformá-las em realidade. “As idéias que vêm de mim e minha equipe teriam sido completamente irrelevantes se Steve não estivesse aqui para nos empurrar, trabalhar com a gente, e transpor todas as resistências para transformar nossos conceitos em produtos”.

Por outro lado, Jobs teria dito a Isaacson que Ive era o que melhor entendia os
projetos de seu núcleo e acrescentou: “se eu tive um parceiro espiritual na
Apple, foi Jony”.

 Via CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcel Lopes
    2011-10-26T09:45:46

    A Edição de Veja ta uma babação de ovo total... q merd.. Jobs foi um grande inventor e um grande canalha tb.. fora q algumas invencoes q dao credito a ele , nao foi ele que inventou como o MOUSE, quem inventou e sim a XEROX!! Na materia da veja escrevem que o IPhone fosse o primeiro smartphone que existiou aff e que a "nunvem" (icloud) foi jobs que invetou !! e muito lelo lelo para um canalha genio sim, porem mais esperto do que genio.... E como o povo gosta de "herois" eis ele ae p povo se deliciar!

  • Samuel Franco
    2011-10-26T09:16:32

    mais uma das facetas de jobs

  • Rodrigo Biajoli
    2011-10-26T09:06:25

    Se ele se acha tão bom assim, pq não abre uma empresa? Ele deveria saber q nem todos donos de marcas são os criadores, mas são eles quem tem o dinheiro pra levar as idéias em frente, então esse "cara" deveria baixar a cabeça e saber se hoje ele tem todo esse crédito é graças a Apple, e principalmente pelo Jobs, por acreditar nele, pois, senão seria apenas mais um "gênio" tentando espaço no mercado de trabalho. Hipócrita, resumidamente.

  • Alison Silva
    2011-10-26T14:16:21

    Marcel Lopes Ninguém diz que foi ele quem inventou o mouse, e sim que adaptou para que fosse usado em computadores pessoais. Tas um pouco equivocado na informação.

  • Mario Assis
    2011-10-26T14:11:56

    Na Apple ninguém pensava? Só o Jobs? Tudo saia da prancheta dele e ia direto pra fábrica?

  • Roberto Silva
    2011-10-26T13:18:47

    Steve Jobs, o maior ídolo dos materialistas! O cara rouba idéias e leva crédito, não é a toa que ficou com o fígado zuado de tanto ódio que gerou dos coleguinhas! Sobre o comentário "É fácil falar de quem morreu", é assim que funciona, nem eu falaria mau do chefe na mídia enquanto ele estivesse vivo.

  • Leonardo Penna
    2011-10-26T12:50:47

    É ne depois que morre todo mundo fala ne.Então ja que esse Jony é assim mesmo,quero ver ele fazer alguma coisa agora que o Steve ta fora.

  • Gabriel Almeida
    2011-10-26T12:23:31

    Incrível como esse povo eleve o Jobs às alturas. Não passou de um capitalista voraz. Gênio, pra mim, é quem acrescenta algo em prol da humanidade. Criar produtos caros para elitistas não seria isso, ao meu ver...

  • Marcelo Camargo
    2011-10-26T11:57:43

    Galera...o dia que vcs forem donos de alguma coisa..e tiverem ideias maravilhosas...ai o credito vao ser de vcs!!!

  • Leonardo Pesce
    2011-10-26T11:54:36

    é facil falar de alguem que já morreu, pq esse cara não veio falar essas coisas enquanto ele estava vivo.

  • Thiago Bezerra
    2011-10-26T11:30:11

    Conjugação do Verbo programar Eu programo Tu programas Ele programa Nós programamos Vós programais Eles vendem os programas e ficam ricos

  • Roberto Sargentelli
    2011-10-26T10:46:39

    A partir do momento que vc. aceita ser empregado de outrém seus trabalhos na empresa pertencem à ele e você recebe um salário que não deve ser nada baixo para isso.

  • Anthony Simões
    2011-10-26T10:21:11

    Steve falava como Apple e não como Steve. Quando essa pessoa se sentava na platéia estava assistindo o "porta voz" da sua empresa. Os créditos das idéias são da Apple e não de Steve, Ive ou quem quer que seja.

  • Joel Realino
    2011-10-26T10:08:44

    Quem disse que Bill Gates é Jobs são Genios? São marqueteiros excepcionais. Isso não podemos negar. Agora, não é porque o cara tem ideias é que ele pode abrir uma empresa. Ter ideia e desenvolver é uma coisa. Viabilizar é outra completamente diferente.

  • Fabiano Santos
    2011-10-26T18:38:07

    Ele era do mundo da tecnologia,mas seus produtos sao usados em toda parte, desde hospitais,escolas,nas casas de milhoes de pessoas.Seus produtos sao faceis de usar,tem qualidade e sempre produzidos da melhor forma possivel.Para os que disseram que ele nao inventou isso ou aquilo,ele pode nao ter inventado,mas teve a visao de juntar algumas coisas que antes estavam soltas por ai.O mouse que existia na Xerox,ninguem sabia que existia,era de uso interno deles.Ao colocar no computador,passou a ser conhecido e usado por todos.Roubo?Sera?Ele teve a ideia de colocar nos pcs!Merito dele.

  • Fabiano Santos
    2011-10-26T18:31:31

    Coisa absolutamente normal.Um chefe faz exatamente isso,ouve as ideias,analisa,e decide se aquilo tem potencial pra virar realidade.Quando ele estava la em cima apresentando um produto,estava falando como porta voz da empresa,falando por todos.Vejo aqui que foi a oportunidade pra alguns soltarem seus venenos contra Jobs.RSRS tipico,mas todas as grandes figuras da historia tiverem seus detratores.Ao contrario do que disse aqui algumas figuras,o que Jobs fez,mudou sim a historia do mundo.

  • Ticiano Sampaio
    2011-10-26T17:54:00

    Havia escrito um texto no Droider tratando justamente desse tema:

  • Felipe Melani
    2011-10-26T17:16:30

    Quando você compra um produto da Apple, não lê em sua embalagem "Criado por Steve Jobs", o que se le é "Criado pela Apple, na Califórnia". Steve Jobs era rigoroso com a sua linha de produtos, ele que dizia sim ou não para um projeto. A Apple, assim como o Google, assim como a Microsoft, assim como a padaria da esquina é feito por uma equipe. O pão da padaria é feito por uma pessoa que trabalha para o seu chefe, logo o chefe pode dizer "eu faço o melhor pão da cidade".

  • André Machado
    2011-10-26T14:18:33

    Imagina se a cada novo produto, Jobs tivesse que citar todos os envolvidos no lançamento? O produto é da Apple, mas por trás, todos sabemos que foi criado por sua equipe, montando por chineses e que era liderada por um gênio.

  • Yara Nascimento
    2012-05-24T06:45:56

    Ele não é bem remunerado para criar? Depois que o Jobs faleceu ele vem falar. Simples, pq nao foi vender suas idéias em outra empresa? Ética já.

  • Daniel Bento
    2011-11-10T02:55:51

    Todo e qualquer funcionário vai sentir que teve seu esforço roubado mas ele não tirou o merito de Jobs ao conduzir a ideia. Fico triste ao ver pessoas defenderem personalidades, pois nem conhece pessoalmente e nem conheço esse Jony, vc não conhece uma pessoa através do produto q ele fabrica, a qualidade da Apple não reflete o carater dos donos, outra questão q só se comenta convivendo. Historicamente mostra que Jobs roubou ideias da Xerox e desenvolveu muito bem, o que pode sim implicar em ele roubar ideias de seus empregados só q diferente dos demais ele consegue aplica-las.

  • Mirian
    2011-10-27T13:56:44

    não gostei porque não disse isso quando Steve estava en vida assim fica fácil

  • Leirson Junior
    2011-10-27T13:37:23

    A empresa existe porq o cara inventou, a continuaçao dela e dos outros produtos é feita por funcionarios, Esse cara é um babaca de vir a midia e falar isso. Voce nao ve nenhum Designer e Engenheiro vir a publico e falar que fizeram o carro,a moto,ou a TV. Jobs inventou, deu inicio, criou a empresa,nunca existiu uma empresa grande com um funcionario so. Se um Designer de uma montadora de automovel criar um novo modelo de carro é nada mais que obrigaçao, pq que inventou e começou nao foi ele. Fala pra esse genio ai abrir a empresa dele agora e criar uma nova marca que supere a APPLE,

  • Emerson Nascimento
    2011-10-27T09:47:09

    O que o iPod faz muitos celulares e mp3 em pen-drive já faziam, o que ele fez foi um aparelho que focasse isso e fosse bonito (mérito dele). Mas dizer que o iPod revolucionou o modo que escutamos músicas é forçar.

  • Hernani Luz
    2011-10-27T08:45:02

    É triste, existem pessoas que so falam pelas costas mesmo, perdeu por nao ficar de boca fechada. Simples assim, Steve ja havia dito que ele era seu substituto, mas pra ele so isto não bastou, tinha que tentar jogar uma poeira na imagem do Sr. Jobs. pra ele poder brilhar, pessoas assim mesmo inteligentes não brilham.